O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, acaba de fazer história ao se tornar um dos filmes brasileiros com o maior número de indicações ao Oscar. O longa está concorrendo em quatro categorias: Melhor Filme, pela segunda vez consecutiva; Melhor Ator, com Wagner Moura, o primeiro brasileiro a ser indicado nesta categoria; Melhor Filme Internacional, representando o Brasil na disputa pelo prêmio pelo segundo ano seguido; e Melhor Elenco, uma categoria estreante na premiação, com Gabriel Domingues como representante do país.
As nomeações foram anunciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, e os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação, que acontecerá em Los Angeles, no dia 15 de março de 2025.
Com 57 prêmios conquistados, O Agente Secreto segue sua trajetória de sucesso na temporada de premiações, com patrocínio da Petrobras. Nos cinemas brasileiros, o filme já foi visto por mais de 1,5 milhão de espectadores e continua em cartaz em 470 cinemas, agora com um novo impulso após as indicações ao Oscar. Internacionalmente, o filme se aproxima dos 300 mil espectadores na França e será lançado em outros países europeus nos próximos meses, incluindo Itália, Espanha, Reino Unido e Irlanda.
O Agente Secreto é uma coprodução internacional da Cinemascópio, com as coprodutoras francesas MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. No Brasil, a distribuição é realizada pela Vitrine Filmes.
