Em uma jogada histórica para o mundo do streaming, a WWE Monday Night Raw vai deixar a USA Network e desembarcar na Netflix a partir de janeiro de 2025. Isso não é só uma mudança de canal, é uma verdadeira transformação no cenário do entretenimento esportivo.
O acordo, estimado em US$ 5 bilhões e com duração de 10 anos, marca uma expansão significativa da Netflix para eventos ao vivo. Agora, a plataforma vai transmitir o Raw todas as segundas-feiras nos EUA, Canadá, Reino Unido e América Latina, 52 semanas por ano, com outros territórios sendo adicionados gradualmente.
Mas a Netflix não para por aí. Ela também se tornará a casa exclusiva do conteúdo da WWE fora dos EUA, incluindo shows ao vivo, eventos premium como a WrestleMania, documentários e séries originais. Até então, a plataforma só havia realizado alguns poucos eventos ao vivo, como o especial de stand-up do Chris Rock e o (digamos) turbulento reencontro de Love Is Blind.
Nova era
No entanto, o Raw representa um salto gigantesco em direção aos esportes ao vivo, com taxas de direitos recorrentes semelhantes às de outras grandes ligas. Assim como a Apple, a Netflix buscou direitos globais para esportes nas negociações com seus parceiros. Embora a WWE não seja totalmente exclusiva, vai dar à plataforma uma escala quase global para seu conteúdo e, ao longo do tempo, direitos globais totais para o Raw.
Enquanto a Netflix busca expandir seu negócio de publicidade, o Raw também fornecerá uma plataforma estabelecida para os anunciantes garantirem patrocínios.
Para a WWE e sua proprietária, a TKO, que estava em busca de um novo parceiro de TV ou streaming para o programa, esse é um grande triunfo. A TKO foi formada no ano passado quando a Endeavor separou o UFC e o fundiu com a WWE. A empresa também anunciou na terça-feira que o ex-astro da WWE Dwayne Johnson se juntará ao seu conselho de diretores.
Gigante na luta livre
Atualmente, o Raw roda na USA Network, enquanto o Smackdown vai ao ar na Fox, e os eventos premium da WWE, como o Royal Rumble e a WrestleMania, são transmitidos no Peacock. Desde então, a TKO fechou novos acordos, com a USA assumindo o Smackdown a partir do final deste ano, o WWE NXT mudando para a The CW e agora o Raw indo para a Netflix. Com a Netflix assumindo o Raw, o programa sai da TV linear pela primeira vez em seus 31 anos de história.
Pois o Peacock continuará sendo o lar dos eventos premium da WWE nos EUA por enquanto, embora o acordo da Netflix certamente levante a questão de se a plataforma será uma candidata quando os direitos forem renovados.
