Outro dia me perguntaram porque o CriCríticos só publicava receitas “gourmets“, muitas vezes com ingredientes menos comuns, ou pratos que desafiavam os iniciantes na arte de cozinhar. A resposta é simples. O cardápio da vida é uma coisa danada de variada e nossa proposta e apenas arranhá-lo um pouco, sem muita profundidade.
Isso, sem esquecer este o aquele leitor. O que não come carne ou aquele que curte experimentar novos sabores sem, necessariamente, meter a mão na massa. Portanto, considere esse nosso encontro regular aqui no CriCríticos apenas como a “sugestão do dia”. Pode dizer não para ela e chamar um arroz com feijão, bife e batatas fritas!
A ideia para o tema de hoje veio da observação. São Paulo (SP) tem cada vez mais hamburguerias ostentando receitas artesanais que vão muito além da simples escolha das carnes a serem usadas. E, sejamos, sinceros, com resultados bem curiosos, que estimulam a degustação.
Gosto personalizado
Um bom hambúrguer é quase como uma pizza de mussarela, ou seja, é uma elaboração relativamente simples e se torna difícil obter um desastre culinário como resultado final.
Não bastasse a porcentagem de gordura determinada por cada receita (necessária para dar forma ao hambúrguer, entre outras coisas), é possível investir em pães diferenciados (do brioche ao pão de forma), complementos internos (do picles ao tomate e cebola) e adereços (das fritas às maioneses gourmets).
O jogo se torna bem complexo se observamos todas as variáveis e essa é a graça do hambúrguer. Dá pra personalizá-lo ao seu gosto.
Receita de Hambúrguer Artesanal
Aprenda a fazer um hambúrguer artesanal que funciona como um coringa na hora da fome. Pode ser prato principal, lanche e até mesmo acompanhá-lo enquanto curte um bom filme. Gastronomia e cinema na ponta dos dedos – literalmente!
- Rendimento: 4 porções
- Tempo de cozimento: 10 minutos
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Dificuldade: Fácil
- Categoria: Lanches
- Culinária: Culinária Alemã (adaptada pelos EUA)
- Calorias: 500 por porção
Ingredientes:
- 500g de carne moída (preferencialmente uma mistura de acém e peito)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 pães de hambúrguer
- Folhas de alface
- 1 tomate em rodelas
- 4 fatias de queijo cheddar
- Ketchup, mostarda e maionese a gosto
- Óleo para untar
Modo de Preparo:
- Divida a carne moída em 4 porções e modele os hambúrgueres. É possível variar o tipo de carne, contudo, a proporção de gordura da mistura deve ficar entre 15 e 25%.
- Tempere ambos os lados com sal e pimenta-do-reino.
- Aqueça uma frigideira ou grelha untada com óleo e cozinhe os hambúrgueres por 3-5 minutos de cada lado, ou até atingir o ponto desejado.
- Nos últimos minutos de cozimento, adicione uma fatia de queijo sobre cada hambúrguer para derreter.
- Monte os hambúrgueres nos pães com alface, tomate, e os molhos de sua preferência. Um clássico Cheese Salada. Mas ainda dá para brincar com esses complementos e o tipo de pão.
- Fritas ou qualquer outro adereço acompanham, caso queira.
