Livro Um Defeito de Cor esgota após desfile de Carnaval

Ficando só com o 5º lugar na apuração do Carnaval do Rio de Janeiro (RJ), apesar disso, a Portela já mudou panoramas na literatura.

Com o desfile inspirado no livro Um Defeito de Cor, da autora Ana Maria Gonçalves, as vendas da obra cresceram cerca de 3.300% na Estante Virtual. A gigante de marketplace de livros teve seu estoque zerado.

O livro conta a história de Kehinde, uma africana idosa. Cega e à beira da morte, viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

Pois a história inspirou o desfile da Portela neste Carnaval, que contou com a participação de figuras importantes na luta contra o racismo, entre elas o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

Um Defeito de Cor

Segundo livro da mineira Ana Maria Gonçalves, Um Defeito de Cor saiu em 2006 pela editora Record. A obra conquistou o Prêmio Casa de las Américas na categoria literatura brasileira em 2007. Além disso, Millôr Fernandes considera a obra mais importante da literatura brasileira do século XXI.

Além de Um Defeito de Cor, Gonçalves publicou, de forma independente, Ao Lado e à Margem do que Sentes Por Mim, publicou duas peças de teatro: Tchau, Querida! (2016) e Chão de Pequenos (Companhia Negra de Teatro) (2017).

Deixe um comentário