O começo de Levante, filme nacional que chega aos cinemas em 22 de fevereiro, não dá muitas dicas ao espectador sobre o rumo de sua história. Claro, desde que se desconheça o belo desempenho que o filme da diretora Lillah Halla teve, por exemplo, nas mostras paralelas durante o último Festival de Cannes.
O que parecia ser uma história comum, rapidamente se revela um drama de tema bem atual e com forte crítica social.
Lillah, autora do roteiro ao lado de María Elena Morán, optou por carregar um pouco nas cores (metaforicamente falando, claro!) para dar seu recado sem meias palavras. E isso é compreensível.
Temas atuais
Falar de gravidez na adolescência, aborto e diversidade ainda gera polêmica em nosso país supostamente laico e liberal. Principalmente depois que os conservadores mais radicais saíram do armário com o avanço da direita. É bacana ser liberal desde que o outro faça aquilo que eu faço. O Narciso nunca achou tão feio aquilo que não é espelho! O resto fica por conta dos esteroides das redes sociais…
Em Levante, a adolescente Sofía destaca-se no time de vôlei no clube do bairro e tem tudo para treinar fora do país. Uma gravidez imprevista ameaça o seu futuro esportivo e abala o seu relacionamento com o pai (Rômulo Braga, de DNA do Crime). Ela cogita interromper a gravidez, contudo, uma forte pressão religiosa na vizinhança e dentro do próprio clube complica ainda mais a situação.
Basta voltar os olhos uns dois ou três anos para trás para lembrar de vários casos reais semelhantes ao de Sofía. Teve até ministra saindo de Brasília para interferir na vontade dos outros. Tudo em nome de Deus, claro. Nunca de uma agenda política…
O trabalho de Ayomi Domenica
A arte imita a vida, a vida imita arte… Não importa. Em uma sociedade ainda muito polarizada, onde as pessoas começam a argumentar com “eu acho”, onde as fake news ainda prosperam e onde a primeira versão é sempre a que fica, um filme como Levante não deve ter uma carreira longa no circuito exibidor. Infelizmente.
Os poucos que ainda têm dinheiro para ir ao cinema mais de uma vez ao mês, dificilmente vão querer assistir a um filme como Levante. Uma tristeza. Contudo, se você está cansado de filme de super-herói, dê uma chance para ele.
Ah, Sofía é interpretada pela atriz Ayomi Domenica, que já foi vista em Na Quebrada e na série 3% e é filha do rapper Mano Brown. Um dos destaques de Levante. A distribuição é da Lira Filmes e Vitrine Filmes.
