Xógum: A Gloriosa Saga do Japão estreia no Disney+ e Star+ no dia 27 de fevereiro. A série é a segunda adaptação do livro de James Clavell que tem como cenário o Japão no ano 1600, quando acontece uma guerra civil que definirá uma nova era no país.
A narrativa começa quando um navio europeu é encontrado numa vila de pescadores. O país está prestes a entrar na Batalha de Sekigahara e o navio traz o primeiro inglês a chegar ao Japão, John Blackthorne. O enredo acompanha a ascensão de Yoshii Toranaga e o envolvimento de Blackthorne nos eventos. O enredo é ficcional, contudo, baseado na história do Japão, com William Adams como inspiração para Blackthorne.
O elenco
Na série, Cosmo Jarvis, de Persuasão (2022) interpreta Blackthorne, o ocidental que guia o público pela complexa sociedade japonesa. Na época, os japoneses estavam em contato com os portugueses católicos, uma relação que a Inglaterra protestante tinha interesse em encerrar.
Além disso, o Japão estava sob o comando de um conselho de regentes até que o herdeiro do falecido Taikō atingisse a idade para assumir. Um dos regentes, Yoshii Toranaga, personagem de Hiroyuki Sanada, entra em choque com os outros quatro membros do conselho iniciando uma luta pelo poder.
Nesse cenário de crise, um navio com vários canhões e mosquetes e um estrangeiro capaz de usá-los se torna muito útil. É quando Toranaga convoca Mariko, uma nobre que se converteu ao cristianismo como intérprete. A personagem de Anna Sawai, de Monarch – Legado de Monstros (2023), entretanto, está longe do estereótipo de suave e submissa dama japonesa.
Além do avanço dos recursos técnicos, a nova adaptação do livro de Clavell conta com várias diferenças em relação ao sucesso de 1980. A principal delas é o uso de legendas para as falas dos personagens japoneses. Na versão anterior, o público, assim como Blackthorne, dependia da presença do intérprete.
A utilização de legendas permite acompanhar os personagens japoneses sem o filtro ocidental. Dessa forma, o caminho está aberto para cenas sem a presença de Blackthorne, expandindo a narrativa. O que é essencial numa história com tantos elementos envolvendo os bastidores do poder.

2 comentários sobre “Disney+ divulga detalhes de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”