Oscar® 2025: regras e campanhas mudam para a cerimônia

Oscar® 2025: regras e campanhas mudam para a cerimônia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood aprovou novas regras de premiação e regulamentos de campanha para a 97ª cerimônia do Oscar®, que acontecerá em 2 de março de 2025. Mudanças significativas foram feitas na categoria de Melhor Trilha Sonora.

Agora, até três compositores podem receber estatuetas individuais do Oscar®, desde que todos contribuam significativamente para a música de um filme. Isso marca uma ruptura com as regras anteriores que exigiam que os compositores se inscrevessem como um grupo, como a banda Son Lux na indicação de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, vencedor de Melhor Filme. Jon Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross, vencedores pelo filme de animação Soul (2020), também receberam uma única estatueta. A definição de um grupo foi especificada para incluir bandas reconhecidas. Além disso, a lista restrita nesta categoria foi expandida de 15 para 20 títulos, que serão anunciados no final de dezembro antes do início do período oficial de votação para indicação em janeiro.

A Academia não reconhecerá mais cinemas drive-in como locais qualificados para a elegibilidade ao Oscar®, uma medida adotada temporariamente em 2020, quando as salas de cinema estavam fechadas. Naquele ano, a Academia também permitiu que filmes exibidos em plataformas de streaming e VOD se qualificassem devido à pandemia.

Para ser considerado para Melhor Filme, a obra deve cumprir os requisitos expandidos de exibição em salas de cinema anunciados em 2023. Isso inclui uma exibição qualificada de uma semana em um dos seis mercados dos EUA – agora incluindo Dallas-Fort Worth – seguida por uma exibição de sete dias, consecutiva ou não consecutiva, em 10 dos 50 principais mercados dos EUA dentro de 45 dias da estreia. Outros mercados qualificados incluem Los Angeles, Nova York, Área da Baía de São Francisco, Chicago e Atlanta. Filmes lançados no final do ano com expansões planejadas após 10 de janeiro de 2025 devem ter seus planos de lançamento verificados pela Academia e concluir suas exibições até 24 de janeiro de 2025.

Além disso, para serem considerados para o prêmio principal do Oscar®, os filmes devem enviar o formulário RAISE (Academy Representation and Inclusion Standards Entry), cumprindo pelo menos dois dos quatro padrões. Distribuidores e equipes de produção também são aconselhados a se candidatarem à Certificação PGA Mark para determinação de prêmios na data da primeira exibição qualificada do filme.

Mudanças em roteiros e animação

Nas categorias de roteiro, a apresentação do roteiro final de filmagem agora é obrigatória para consideração como original ou adaptado. Filmes de animação elegíveis para a categoria de Melhor Filme Internacional também podem ser considerados para Melhor Animação se atenderem aos requisitos de ambas as categorias. O período de elegibilidade para o longa internacional foi atualizado de 1º de novembro de 2023 para 30 de setembro de 2024.

Prêmios honorários renovados

Mudanças também foram feitas nos Prêmios dos Governadores. O Prêmio Memorial Irving G. Thalberg, que reconhece o trabalho consistente de alta qualidade de um produtor criativo, agora será apresentado como uma estatueta do Oscar® em vez do tradicional busto de Thalberg. Os últimos ganhadores do Prêmio Thalberg foram Kathleen Kennedy e Frank Marshall em 2018. A definição do Prêmio Humanitário Jean Hersholt foi refinada para “dado a um indivíduo na indústria cinematográfica cujos esforços humanitários trouxeram crédito à indústria, promovendo o bem-estar humano e contribuindo para a correção de desigualdades.” A fundadora do Sundance Institute Directors and Screenwriters Lab, Michelle Satter, recebeu a homenagem no ano passado.

Por fim, dois prêmios no Prêmio Técnico e Científico foram renomeados: o Prêmio Gordon E. Sawyer agora é o “Prêmio Científico e Técnico pelo Conjunto da Obra” e o Prêmio John A. Bonner foi renomeado para “Prêmio de Serviço Técnico e Científico”.

Para ser considerado no Oscar®, um longa-metragem deve ter um lançamento qualificado em salas de cinema entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

6 comentários sobre “Oscar® 2025: regras e campanhas mudam para a cerimônia

Deixe um comentário