Taylor Swift bate recordes com The Tortured Poets Department

Taylor Swift bate recordes com The Tortured Poets Department

Nova aposta de Taylor Swift, The Tortured Poets Department superou todas as expectativas e bateu recordes históricos. A Billboard divulgou ontem (28/4) que, de acordo com dados da Luminate, o lançamento acumulou 2,61 milhões de unidades equivalentes a álbuns em sua primeira semana, marcando o melhor desempenho de estreia dos últimos nove anos.

O último álbum a estrear com um número maior foi 25, de Adele, que alcançou 3,482 milhões em 2015. No entanto, esse número é considerado praticamente inalcançável atualmente, devido às mudanças ocorridas no consumo de música desde então.

Os 2,61 milhões conquistados por Swift batem facilmente o seu próprio recorde anterior, que era de 1,653 milhões de unidades para 1989 (Taylor’s Version) na primeira semana de lançamento em outubro passado. Antes disso, seu pico havia sido Midnights, que estreou com 1,578 milhões no final de 2022.

Taylor Swift também estabeleceu um novo recorde para o maior número de streams de uma semana, com 891,37 milhões de streams on-demand registrados para o álbum. Isso representa cerca de 150 milhões a mais do que o detentor anterior do recorde, Scorpion, de Drake, que teve 745,92 milhões de streams em sua semana de estreia em 2018, de acordo com a Luminate.

Vale lembrar que, antes de 2014, a Billboard 200 era baseada apenas nas vendas puras de álbuns. A partir dessa data, uma nova fórmula começou a usar uma mistura de vendas e dados de streaming para chegar a números equivalentes de álbuns. Desde essa mudança há uma década, seis dos 10 melhores números de estreia de álbuns pertencem a Taylor Swift, com Adele conquistando dois álbuns e Drake um no top 10 contemporâneo.

No que diz respeito à métrica tradicional de vendas puras, Swift também se mostra imbatível. Excluindo o streaming, The Tortured Poets Department vendeu 1,914 milhão de cópias em sua primeira semana. Esse é o terceiro maior número de vendas de qualquer álbum desde que a SoundScan começou a coletar dados precisos de vendas para a indústria em 1991. Os únicos dois álbuns que venderam mais cópias completas em uma única semana são 25, de Adele (3,378 milhões em 2015), e *NSYNC’s No Strings Attached (2,416 milhões em 2000, antes da era do streaming).

Swift agora tem três discos na lista dos 10 melhores números de vendas semanais da era moderna (pós-1991), com ambas as versões de 1989 também presentes. A atualização Taylor’s Version do álbum no ano passado estreou com 1,359 milhão de cópias vendidas, e o 1989 original teve 1,287 milhão em vendas puras em 2014.

Os novos recordes de vendas não param por aí, segundo o Variety. A Billboard informa que The Tortured Poets Department vendeu o maior número de cópias de vinil em uma única semana de qualquer álbum na era moderna (pós-1991). O álbum teria vendido 859 mil cópias duplas de LP em vinil em sua primeira semana. Isso é significativamente mais do que o detentor anterior do recorde, 1989 (Taylor’s Version), que estreou com 693 mil cópias de LP no outono passado.

Para conquistar esses números impressionantes, Swift explorou todas as vantagens possíveis, tanto no streaming quanto nas vendas físicas. O streaming foi impulsionado por uma versão deluxe de 31 músicas do álbum, lançada nas plataformas digitais apenas duas horas depois da versão original de 16 músicas. Enquanto isso, as cópias em vinil e CD (e até mesmo uma cassete) foram lançadas em várias edições com diferentes capas, embalagens e faixas bônus, levando muitos fãs a comprarem várias cópias.

Um comentário sobre “Taylor Swift bate recordes com The Tortured Poets Department

Deixe um comentário