Ensaio | A poesia pode ajudar pessoas com sintomas psicológicos?

Ensaio | A poesia pode ajudar pessoas com sintomas psicológicos?

Bom dia! Para aqueles que no decorrer destes últimos seis meses têm acompanhado os meus textos, mas se esqueceram de ler o meu perfil, lá vai.

Sou Rubens, viúvo, 82 anos, um velho economista, administrador de empresas, trader e agora tentando ser escritor.

No decorrer dos últimos 30 anos, a poesia, o romance e outros tipos de textos têm sido minha companhia, ajudando a combater a depressão. E entre perdidos e achados, escrevi um pouco mais de 2.500 textos, além de um romance, Paris, o Renascer do Amor.

Logo após esta, ou melhor, este início chato, vamos ao assunto que interessa.

Saúde mental

Pergunto se a poesia pode ajudar pessoas com sintomas psicológicos, como depressão ou coisa semelhante.

Sim! A poesia, a literatura e a arte em geral podem e devem ser utilizadas no auxílio às pessoas com distúrbios psicológicos.

Escrever, ler ou ouvir poesia pode ser benéfico para a saúde mental, diz um estudo ao qual tive acesso. Uma pesquisa demonstrou que os pacientes que experimentaram contato com a poesia, sentiram alívio nos sintomas de estresse e depressão, além de reduzir a dor física e psíquica.

Por meio de estudos e pesquisas, além da própria História, vemos que para os gregos, as bibliotecas eram espaços que curavam a alma. A literatura e a poesia podem, sem dúvida, ser uma ferramenta auxiliar, terapêutica, para superar a depressão, porque um livro é muito mais que um refúgio. Este ambiente de letras e mundos inspiradores é uma descoberta, um canal capaz de nos despertar, nos permitindo controlar, descobrir e até renascer com mais coragem.

Ler, escrever e ouvir poesia

Apenas citando Thomas De Kempis, “Busquei a tranquilidade em todos os lugares e só a encontrei sentado em um canto isolado, com um livro nas mãos”. Citando um pensamento, frase de minha autoria, “A poesia se torna imortal quando a lemos e descobrimos que a poesia havia lido a nossa vida”.

A literatura, por si só, não fará uma pessoa superar uma depressão. Este é um aspecto que deve ficar claro desde o início. Esses tipos de transtornos, como já sabemos, exigem sempre uma abordagem multidisciplinar. Uma terapia adequada, aconselhamento, medicação, uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável se destacam como as abordagens ideais para gerar progressos e melhorias.

A matéria desperta uma quantidade de artigos e trabalhos realizados que demonstram esta eficácia da leitura ou a criação da poesia. Um destes, escrito por David Haosen Xiang e Alisha Moon Yi, de 2020, no Journal of Medical Humanities, foi inspirado em sua experiência na liderança de workshops de poesia, no isolamento da Covid-19. LXiang e Yi, então estudantes da Harvard Medical School e Harvard College, respectivamente, citaram uma série de estudos (alguns com amostras pequenas, reconhecidamente) mostrando vários benefícios para a saúde ao ler, escrever e ouvir poesia e não-ficção criativa.

Melhora no humor e na memória

Eles demonstraram combater os sintomas de estresse e depressão, além de reduzir a dor, tanto crônica quanto após a cirurgia, apontaram os autores. A poesia também demonstrou melhorar o humor, a memória e o desempenho no trabalho.

Separadamente, um estudo de 2021, publicado pela Academia Americana de Pediatria, descobriu que um grupo de 44 crianças hospitalizadas, encorajadas a ler e escrever poesia, viu reduções no medo, tristeza, raiva, preocupação e fadiga. A poesia foi uma distração bem-vinda do estresse e uma oportunidade de autorreflexão, concluíram os pesquisadores.

O poeta da palavra falada, Sekou Andrews, demonstrou o poder que as palavras podem ter em tempos difíceis, quando você pode se sentir quebrado, na recente conferência Life Itself, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

Voz poética

Em uma apresentação de “voz poética”, ele compartilhou com o público uma história sobre as lutas e a perda da infertilidade dele e de sua esposa. Como Andrews explicou no palco:

“Toda inspiração realmente é um olho mágico na possibilidade. Há uma parede e, de repente, algo a sacode, a rompe. E há uma rachadura que aparece. E você pode ver algo do outro lado. E há um poder em simplesmente ser capaz de dizer: ‘Eu vejo isso!’.

Xiang e Yi escreveram:

“Seja lidando com a dor, lidando com situações estressantes ou aceitando a incerteza, a poesia pode beneficiar o bem-estar, a confiança, a estabilidade emocional e a qualidade de vida de um paciente”.

Por que a poesia é especial?

A capacidade da poesia de proporcionar conforto e melhorar o humor durante períodos de estresse, trauma e luto pode ter muito a ver com enquadramento e perspectiva.

Como um dispositivo criativo, os poemas retardam nossa reação a uma experiência e podem alterar nossa percepção dela de maneira que nos ajude a encontrar novos ângulos, ir mais fundo. Pode fortalecer nosso senso de identidade e nos conectar as experiências dos outros para promover a empatia.

“Eu sempre digo que você não contrata o poeta para acertar o prego na cabeça para você”, explicou Andrews em um e-mail, “você contrata o poeta para sussurrar em seu ouvido, bater em seu ombro, fazer você se virar e ver uma versão de si, que é inesperada, surpreendente e inspiradora”.

Terapia poética em psicologia

O meio também tem uma maneira única de chegar ao cerne da questão. “A poesia é a verdade em suas roupas de domingo”, escreveu o poeta francês Joseph Roux. Já que metáforas e imagens são particularmente adequadas para explorar e sintetizar emoções.

“E a natureza abstrata da poesia pode facilitar olhar de perto as experiências dolorosas, que podem parecer muito ameaçadoras para serem abordadas de maneira direta e literal”, escreveu Linda Wasmer Andrews em um artigo sobre a prática da terapia poética em psicologia.

A poesia também pode provocar respostas emocionais máximas. Em um estudo de 2017, pesquisadores mediram 27 pessoas por suas respostas psicofisiológicas (como calafrios ou arrepios) ao ouvir poesia lida em voz alta. Essas respostas físicas estão conectadas à área de detecção de recompensas do cérebro, explicou o estudo.

Em seu poema Por Enquanto, John O’Donohue descreve esse tipo de alquimia cerebral:

O que está sendo transfigurado aqui em sua mente,

E é difícil e lento tornar-se novo.

Quanto mais fiel você aguentar aqui,

Mais refinado seu coração se tornará

Para sua chegada ao novo amanhecer.

Enfim, poesia é arte é, arte é sentimento, emoção, tristeza, dor, alegria, amor e adeus… Como diz o velho poeta Rubens “Chamam-me de louco, por vezes, apenas sonhador. Não importa! Pois quem faz poesia fala com Deus só no olhar”.

Deixe um comentário