A atriz americana Shelley Duvall alguns dos filmes mais icônicos da história do cinema, como Nashville, O Iluminado (foto) e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Trabalhou com diretores premiados como Robert Altman, Woody Allen, Stanley Kubrick, Terry Gilliam e Dean Parisot. Sem contar a criação de uma das séries infantis mais cultuadas da TV, Contos de Fadas, exibida pela TV Cultura nos anos 80.
Seus fãs e familiares deram o último adeus a Shelley Duvall, que faleceu na semana passada aos 75 anos, em sua casa em Blanco, no interior do Texas. Texana de Fort Worth, Shelley nasceu em 7 de julho, cursou a Waltrip High School e se graduou em nutrição pela South Texas Junior College. Ela estava morando em Huston quando cruzou com Robert Altman numa festa, deixando o diretor fascinado com sua presença.
No dia seguinte, ela começaria a fazer seu primeiro filme em sua carreira, Voar É Com os Pássaros (1970), dirigido por Altman, com quem faria ainda Onde os Homens São Homens (1971), Renegados Até a Última Rajada (1974), Nashville (1975), Oeste Selvagem (1976), Três Mulheres (1977) e Popeye (1980).
Ainda nos anos 70, ela trabalharia no vencedor do Oscar® de Melhor Filme, Noivo Neurótica, Noiva Nervosa (1977), trabalhando com Woody Allen e Diane Keaton. Três anos depois, ela ficaria mais de 200 dias naquilo que ela ter declarado seu pior pesadelo como atriz, e um de seus melhores trabalhos: O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick.
O filme se tornou um clássico do cinema de terror, graças ao meticuloso trabalho do diretor, que repetiu dezenas de vezes a mesma cena até que ele considerasse perfeita. Quem viu o documentário sobre os bastidores do filme, sabe que a crise entre Kubrick e Shelley é visível em várias cenas. Curiosamente, para abaixar o nível do estresse, os dois jogavam xadrez no intervalo das filmagens.
Entre seus outros papéis estavam Bandidos do Tempo (1981), dirigido por Terry Gilliam, onde trabalhou com Sean Connery, a quem ela admirava muito. E Roxxane (1987), ao lado de Steve Martin e Daryll Hannah.
Shelley Duvall investiu em outra área do entretenimento, criando séries para o público infantil como Tall Tales & Legends (1985), Nightmare Classics (1989) e o sucesso mundial Contos de Fadas (1982), exibido aqui pela TV Cultura. Como tinha feito amizade com muita gente importante no cinema, ela conseguiu trazer para dirigir e atuar na série, nomes quentes como Tim Burton, Francis Ford Coppola e Ivan Passer. Além de estrelas convidadas, como Robin Williams, Jamie Lee Curtis, Elliot Gould, Laura Dern, Molly Ringwald e Ed Asner.
A atriz esteve em várias outras séries de TV ente os anos 80 e 90, como Booker, Além da Imaginação, The Ray Bradbury Theatger, Nos Bastidores da Lei, Frasier e As Aventuras de Shirley Holmes. Ela se aposentou como atriz em 2002. Seu último trabalho no cinema foi no terror The Forrest Hills, em 2023.
