A história de Hachiko: Para Sempre não deve soar como novidade para quem curte cinema há algum tempo. A referência imediata é Sempre ao Seu Lado (Hachi: A Dog’s Tale), produção americana protagonizada por Richard Gere em 2009. E que, por sua vez, teve como base a história real de uma cão da raça akita inu que ficou esperando incansavelmente pelo retorno do seu dono em uma estação de trem na Tóquio dos anos 1920.
Imagino que o desfecho dessa história não seja um segredo de estado, mas vou deixar no ar pelo menos por enquanto. Antes de decidir se compra o ingresso para este filme, que a Paris Filmes distribui no circuito brasileiro em 18/7, talvez valha a pena pesquisar sobre Hachiko ou Hachi.
Ou, como nessa produção chinesa de 2023, sobre Batong, um cão pastor chinês (muito similar ao akita) que acaba sendo adotado por um professor. Para contragosto da esposa. Batong é um termo usado no mahjong, um jogo típico da China e que (grosseiramente!) lembra o dominó.
Ouvir todo mundo chamando Batong na tela e ler Hachiko na legenda não faz muito sentido. Lembra Debi & Loide – Dois Idiotas em Apuros (1994), onde os protagonistas originalmente são chamados Harry e Lloyd, mas quis o marketing do distribuidor brincar com a palavra “debiloide” e voilà, nasceu um sucesso! Assim, que tal uma versão dublada? Mesmo porque mandarim não é exatamente o segundo idioma falado pelo brasileiro…
O filme começa pelo fim, mostrando a família do professor regressando para a cidade de Chongqing após uma ausência de 15 anos. E em flashback vamos entender como foi a trajetória de Hachiko/Batong na família, com muitas cenas fofas protagonizadas pela cão e por seu dono. E esse é o ponto forte de Hachiko: Para Sempre. Não tem como escapar. É disso que o povo gosta, é isso que o povo quer.
Pelo menos o povo que curte animais de estimação, em especial cães. Sabem como é, tem gente que odeia gato, tem gente que tem os dois em casa, tem gente que cria ema… Portanto, não perca seu tempo se você é do tipo que não teve e nunca terá um animal de estimação. Hachiko: Para Sempre não fará o menor sentido para você!
Já aqueles que gostam vão aproveitar mais e talvez até se emocionarem com o desfecho do filme.
