A partir da próxima segunda-feira (5/8), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 506 municípios. Esse avanço no licenciamento 5G promete acelerar a cobertura do serviço em todo o país, incluindo pequenas cidades.
Contudo, a liberação da faixa de 3,5 GHz não garante a instalação imediata das redes 5G nas localidades. A instalação depende do planejamento individual de cada operadora. A Anatel divulgou essa informação em 30/7, após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Ao todo, 19 unidades da federação foram contempladas: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO). Todos os municípios dessas unidades agora estão liberados para a ativação do 5G.
Com essa liberação, serão 4.808 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações de 5G standalone, abrangendo aproximadamente 197 milhões de brasileiros. Isso representa pouco mais de 92% da população do Brasil, demonstrando o significativo progresso na expansão do 5G no país.
