Você já ouviu falar de Art, o palhaço? Talvez, já que o novo filme estrelado por este personagem deu o que falar em 2022. Caso você ainda não saiba, clique aqui e confira a novidade. Criado pelo especialista em maquiagem e cineasta Damien Leone, o palhaço sobre o qual estamos falando surgiu em 2013 e é tão carismático que já ganhou dois longas-metragens só dele. Aterrorizante é o primeiro, seguido por Terrifier 2.
Hoje vamos bater um papo sobre o primeiro filme em que Art é o protagonista, Aterrorizante (Terrifier), lançado em 2016 e, devido ao barulho causado pela sequência que chega aos cinemas, saiu da plataforma Looke e agora está no catálogo do Prime Video!
Aterrorizando o público
Aterrorizante seria mais um filme sobre palhaços assassinos não fossem alguns detalhes que o fizeram saltar da curva do trivial, do lugar comum.
Um desses detalhes é a maquiagem. No caso, tanto do palhaço Art, valorizada demais pela atuação do seu intérprete, o ator David Howard Thornton, quanto pelas cenas de violência, incrivelmente brutais. Logo, o Art criado por Thornton é assustador e macabro, seu sorriso é de dar pesadelos!
Outro detalhe é o ritmo da trama, que segue por vezes mais lenta e focada nas personagens, para então passar para o frenético quando temos o palhaço aprontando das suas. E, logo de cara, já temos uma prévia do que nos espera, quando somos apresentados ao noticiário que abre o longa.
Uma vítima de Art, que sobreviveu ao massacre promovido pelo maníaco, é entrevistada em um programa de TV. Logo depois, ela realiza um ataque insano contra a apresentadora – sanguinário e brutal – e fica rindo tresloucadamente ao lado do corpo em agonia.
O filme
Logo depois de testemunharmos o ataque à apresentadora de TV, vemos Art destruir seu televisor e começar a se preparar para a noite de Halloween. Em seguida, ele sai pelas ruas e seu caminho cruza com o das amigas Tara e Dawn, que estão saindo de uma festa, bêbadas.
Então, as duas, assustadas, decidem ir a uma pizzaria para esperar passar a bebedeira e fugir do palhaço assustador. Não adianta. Art também está no local e fica encarando Tara, deixando-a ainda mais assustada. Não demora para que o dono da pizzaria enxote a figura assustadora dali.
Enquanto as garotas tentam ir embora para casa, Art volta à lanchonete e começa os trabalhos da noite.
Presas no carro, Dawn e Tara ficam esperando Victoria, irmã de Tara, vir pegá-las, pois o pneu do carro de Dawn está furado. Elas conseguem entrar em uma casa que está sendo dedetizada para usar o banheiro, quando Art surge. Nem preciso continuar para que você já tenha notado que lá vêm sangue e morte. De fato!
Opinião
Bom, Aterrorizante, como eu disse na crítica que fiz para o podcast Guia de Terror (ouça aqui), é um filme que, na época do lançamento, em meados de 2018, passou abaixo do meu radar.
Há poucos meses, quando cobria o Halloween e ganhei acesso à plataforma Looke, ainda sem saber que Terrifier 2 chegaria ao Brasil, curiosamente tive vontade de ver Aterrorizante…
E que ótima surpresa! Fiquei satisfeito com o que vi. Damien Leone é muito bom, David Thornton é muito bom e o filme dá certo.
Realmente, há cenas de extrema violência que podem causar certo incômodo aos espectadores mais sensíveis. Isso aumenta no segundo filme, mas isso é assunto para outro colega aqui do Jornal 140.

Um comentário sobre “Crítica | Filme | Aterrorizante”