Crítica | Filme | Força Bruta

Crítica | Filme | Força Bruta

É possível que você não esteja lembrado do ator sul-coreano Ma Dong-seok por esse nome. Contudo, se falarmos em Don Lee, fatalmente lembremos do seu personagem Gilgamesh em Os Eternos e do ótimo Invasão Zumbi. Que lhe rendeu indicações e prêmios em festivais asiáticos.

A carreira de Ma Dong-seok como ator é mais pautada pelas produções de ação. Tirando proveito do seu biótipo. Em Força Bruta, entretanto, ele assina também o roteiro, ao lado de Sang-yong Lee e Min-Seong Kim.

A história

No filme, ele é o policial Ma Seok-do, um sujeito que comumente deixa os seus punhos falarem por ele. Em um começo de filme que muito lembra o clássico Dirty Harry (e mesmo Cobra, de Sylvester Stallone), Seok-do acaba com a graça de um bandido que fez uma cliente de loja de conveniência como refém.

“Convidado” a deixar a poeira baixar na Unidade Policial de Crimes de Geumcheon, ele aceita uma missão protocolar para conduzir um fugitivo de volta ao Vietnã. O bandido acaba dando com a língua nos dentes e contando detalhes de uma operação local que visa o sequestro de sul-coreanos ricaços.

O grupo criminoso comandado por Hae-sang (Sukku Son) é bem violento, mas isso não intimida Seok-do. Com seus métodos pouco convencionais, vai desbaratando a quadrilha e arrumando cada vez mais encrencas para seus superiores, frente as autoridades vietnamitas.

Ingredientes fundamentais

Em uma combinação eficiente de gêneros (ação e policial com doses de humor), Força Bruta é o maior sucesso coreano de bilheteria em seu país de origem em 2022. Foi visto por mais de 11,5 milhões de pessoas e ficou mais de um mês no topo da bilheteria local, ultrapassando os resultados de Parasita e Invasão Zumbi, do mesmo Ma Dong-seok.

Suas cenas são de pura força física aplicada em lutas coreografadas bem eficientes. Lembram Oldboy pela intensidade. Claro, ainda temos tiros e facadas. Contudo, o estilo do ator prevalece. A ponto de ele já estar rodando uma continuação.

Remake da Espanha

Vale lembrar que a história de Força Bruta é uma adaptação da produção espanhola El Desconocido (2015). Segundo o IMDb, também gerou uma versão alemã e deverá ganhar um remake americano estrelado por ninguém menos que Liam Neeson. A confirmar, claro!

Força Bruta estreou em 24/11/22 distribuído pela Paris Filmes.

Deixe um comentário