Aos 89 anos, José Mujica, ex-presidente do Uruguai é uma das vozes mais marcantes da América Latina, seja por sua trajetória singular, seja pela visão transformadora que tem. O documentário Os Sonhos de Pepe, que estreia nos cinemas brasileiros em 5/12, distribuído pela Pandora Filmes, oferece um retrato íntimo da vida de José Alberto Mujica Cordano, o Pepe em questão. Desde os anos de repressão como ex-guerrilheiro do movimento Tupamaros até seu impacto como presidente entre 2010 e 2015.
Dirigido pelo uruguaio Pablo Trobo, o longa integra uma trilogia sobre Mujica e destaca sua resiliência, moldada por 12 anos de prisão em condições severas, incluindo longos períodos de isolamento. Essas experiências consolidaram sua filosofia de vida, que une simplicidade, justiça social e defesa de um mundo mais sustentável. Os Sonhos de Pepe combina momentos históricos e reflexões pessoais, revelando a força de um líder que ainda inspira debates globais.
Para o espectador mais aberto, o documentário pode ser uma ferramenta de reflexão sobre os desafios do presente e as possibilidades do futuro, conduzida por um dos líderes mais autênticos de nossa era. Obviamente, se você tem total certeza de que o planeta não está esquentando, que a Terra é plana e que foi só uma gripezinha, por exemplo, é melhor nem cogitar comprar o ingresso.
