Confira o teaser de 12.12: O Dia

Confira o teaser de 12.12: O Dia

12.12: O Dia, filme que vai representar a Coreia do Sul no Oscar estreia no Brasil no dia 9 de janeiro. O longa relembra os eventos de 1979, quando o governo coreano decretou a Lei Marcial, dando início a um golpe militar.

Dirigido por Kim Sung-soo, o filme recria os eventos daquela noite, quando o comandante Chun Doo-gwang (Hwan Jung-min) lidera um grupo de oficiais em uma tentativa de tomar o poder. No lado oposto, o comandante Lee Tae-shin (Jung Woo-sung) tenta impedir que o exército seja usado para fins políticos.

Primeira produção a retratar o golpe militar, o filme acabou ganhando maior relevância com os recentes eventos na Coreia do Sul. Assim como em 1979, o presidente Yoon Suk Yeol decretou a Lei Marcial no início de dezembro de 2024. A medida é usada em situações de emergência, dando poder às autoridades militares quando a autoridade civil é considerada incapaz de enfrentar o problema. Dessa vez, contudo, o parlamento coreano agiu rápido, considerou os argumentos da presidência de risco ao país como falso e derrubou a medida.

Distribuído no Brasil pela Sato Company, 12.12: O Dia inclui a recriação não apenas dos gabinetes dos envolvidos nos eventos como as ruas de Seul. Para o diretor Kim Sung-soo, o enredo é uma conexão direta com seu passado. Em 1979, ele era um rapaz de 19 anos que testemunhou os eventos e relata a sensação de medo e confusão enquanto ouvia tiros e tentava descobrir quem lutava pelo quê.

O elento de 12.12: O Dia inclui, além de Hwan Jung-min e Jung Woo-sung, o ator Jung Hae-in no papel do major das forças especiais Oh Jin-ho. Estrela da série Love Next Door, da Netflix, Jung Hae-in estará no Brasil dia 12 de janeiro para um fan meeting.

Deixe um comentário