Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro 2025

Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro 2025

Na 82ª edição do Globo de Ouro, realizada no último domingo (5/1), a atriz brasileira Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Drama por sua performance no filme Ainda Estou Aqui. A vitória marca um momento histórico para o Brasil, já que poucos artistas brasileiros conseguiram se destacar em uma das premiações mais importantes da indústria audiovisual americana.

O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família depois que seu pai, Rubens (Selton Mello), é levado de casa por forças policiais/militares e desaparece nos porões da ditadura. Fernanda interprea Eunice, esposa de Rubens, que não apenas liderou a família nessa difícil fase, como não descansou enquanto não obteve um posicionamento oficial sobre o que aconteceu com o marido.

A vitória de Fernanda foi ainda mais marcante ao superar nomes de peso na categoria, como Pamela Anderson, Angelina Jolie e Nicole Kidman. Surpresa com a vitória, ela iniciou seu discurso de agradecimento dizendo: “Meu Deus, eu não preparei nada porque eu não sei se eu estava pronta. Isso foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes. Tantas atrizes aqui que eu admiro tanto.”

A atriz expressou gratidão ao diretor Walter Salles, referindo-se a ele como “meu parceiro, meu amigo” e exclamando: “Que história, Walter!”

Fernanda dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, relembrando que ela esteve presente na premiação há 25 anos. Ela afirmou: “E isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida. Até durante momentos difíceis pelos quais a personagem que eu interpretei, Eunice Paiva, passou”.

Ela também fez uma reflexão sobre os desafios atuais, mencionando: “E a mesma coisa que está acontecendo no mundo hoje. Tanto medo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses”. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, não venceu na categoria de melhor filme estrangeiro, mas superou a marca dos 3 milhões de espectadores no Brasil, fato inédito para uma produção nacional desde 2020.

Para desespero de muita gente que (independentemente de gostar ou não gostar do filme), ainda tenta desmerecer o cinema brasileiro (e nossa cultura de maneira geral) e varrer para debaixo do tapete a ditadura militar ainda exaltada pela extrema direita.

3 comentários sobre “Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro 2025

Deixe um comentário