Que o cinema sul-coreano vem ganhando cada vez mais espaço no circuito brasileiro (e mesmo no streaming) não é novidade. Contudo, para cada Parasita (2019) ou Oldboy (2003) que estreiam por aqui, temos outros tantos títulos nem tão memoráveis. É o caso de The Moon: Sobrevivente, que a Sato Company distribui no circuito exibidor em 16/1/25.
O filme se passa em 2029 e acompanha a segunda missão tripulada da Coreia do Sul à Lua, que enfrenta um desastre após uma explosão solar, deixando o astronauta Hwang Sun-woo (Do Kyung-soo) isolado no espaço. O tal sobrevivente do título em português. Na Terra, o ex-diretor do Centro Espacial, Kim Jae-guk (Sul Kyung-gu), lidera os esforços para resgatá-lo, enfrentando desafios técnicos e políticos.
A tentativa de entregar uma ficção científica que agrega mais ação e efeitos especiais a uma trama que lembra Gravidade (2013) é válida. Assim como a suposta entrada da Coréia do Sul na corrida espacial, para desbancar a hegemonia americana. Mas o que sobra nesses efeitos especiais, falta na profundidade de uma história um tanto ingênua.
Os elementos explorados pela trama são bem básicos e até previsíveis. Pelo menos o diretor Kim Yong-hwa (Along with the Gods) não recorre a chavões do cinema americano para garantir a internacionalização do filme. Por falar em internacionalização, os fãs brasileiros do k-pop vão poder conferir mais um trabalho do cantor Do Kyung-soo (D.O.), que pertence ao grupo EXO e que também esteve em Along with the Gods.
