Val Kilmer, conhecido por seus papéis em Top Gun, Batman Eternamente e The Doors, faleceu em 1º de abril de 2025, aos 65 anos, devido a uma pneumonia. Diagnosticado com câncer de garganta em 2014, ele passou por tratamento e estava em recuperação. Sua filha, Mercedes, confirmou que ele morreu pacificamente em Los Angeles, cercado por familiares e amigos.
Nascido em Los Angeles em 1959, Kilmer iniciou sua carreira nos palcos antes de fazer a transição para o cinema nos anos 1980. Ganhou destaque como Iceman em Top Gun e posteriormente interpretou personagens icônicos, como Jim Morrison em The Doors e Batman em Batman Eternamente. Apesar do sucesso, era conhecido por desentendimentos nos bastidores com diretores e colegas de elenco.
Nos últimos anos, Kilmer enfrentou desafios de saúde devido ao câncer de garganta, que afetou significativamente sua voz e respiração. Ele deixa dois filhos, Mercedes e Jack.
Se você, assim como eu, reconhece o talento de Val Kilmer e quiser rever alguns dos bons momentos de sua carreira, ficam duas sugestões. Comece pelo documentário Val (foto acima), de 2021, da Prime, que mostra um pouco mais do ator segundo ele mesmo. Com vídeos caseiros e muitas opiniões fortes.
Depois, veja ou reveja A Sombra e a Escuridão (1996), onde Val atuou ao lado de Michael Douglas, como vemos na foto abaixo. Mas ainda tem Fogo Contra Fogo, Willow, Beijos e Tiros… A lista é grande e boa! Diria que uma justa homenagem.

