Confira o teaser de 12.12: O Dia

Reag Belas Artes exibe a 14ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil

Entre os dias 12 e 19 de junho, o Reag Belas Artes recebe a 14ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil. O evento é uma iniciativa do Centro Cultural Coreano no Brasil com apoio da Pandora Filmes. A programação inclui 22 produções, sendo 15 longas e 7 curtas, alguns inéditos.

A Mostra tem início com A Era da Escuridão, filme do diretor Kim Jee-woon ambientado na década de 1920, durante a ocupação japonesa da Coreia e que retrata a ação de um grupo da resistência. Parte dos filmes apresentados no evento fazem referência à libertação da Coreia do domínio japonês que em 2025 completa 80 anos. A convite do Centro Cultural Coreano no Brasil, Kim Jee-woon participa da cerimônia de abertura da mostra, que acontece às 19h do dia 12 de junho.

Já o fechamento da Mostra vai contar com a presença de Chun Sun-Young, diretora de Revelação: A Criança de Olhos Fechados, que vai participar de um bate-papo com o público.

Confira a programação:

12 de junho

19h15 – A Era da Escuridão: Um grupo de agentes da resistência coreana contra a ocupação japonesa embarca em uma missão para contrabandear explosivos. Enquanto isso, um policial coreano a serviço das forças japonesas se divide entre a realidade e o desejo de apoiar a causa de seu povo.

13 de junho

18h – Os Galãs: Jae-pil e Sango-goo estão prontos para recomeçar a vida, mas eles atraem a atenção dos vizinhos e da polícia, enquanto no porão da nova casa, um antigo espírito desperta.

20h40 – Canções de Nossa Terra Natal (curta-metragem) + Sobre Minha Filha: Trabalhando como cuidadora de uma idosa, uma mulher questiona seu relacionamento com a filha e seus preconceitos.

14 de junho

18h – Os Bombeiros: Longa baseado na tragédia de Hongje-dong em 2001, quando seis bombeiros perderam a vida combatendo um incêndio provocado pelo filho do proprietário de um prédio. O caso ajudou a melhorar as condições de trabalho dos bombeiros coreanos.

20h40 – Uma Dança que Fala (curta-metragem) + Uma Família Normal: Dois irmãos, um advogado criminalista e o outro um médico religioso enfrentam questões de consciência quando uma ocorrência envolve os filhos adolescentes de ambos.

15 de junho

15h – A Lenda de uma Mulher (curta-metragem) + Trabalhos a fazer: Um funcionário de uma empresa é transferido para o setor de RH com a ordem de demitir 150 funcionários. Seu dilema é decidir entre mandar embora seu melhor amigo ou um veterano que sempre respeitou, numa história sobre ética no mundo corporativo.

18h – A Batalha: Em Busca da Vitória: Um grupo recebe a missão de transportar fundos para o Governo Provisório Coreano em Xangai, passando pelos japoneses na Manchúria.

16 de junho

18h – 12.12: O Dia: Após o assassinato do presidente Park, dois comandantes militares se enfrentam. Um deles arquiteta o golpe de estado, enquanto outro defende a democratização do país.

20h40 – A Espera (curta-metragem) + Uma Grande Família: O dono de um restaurante famoso se preocupa com o legado da família quando seu único filho decide se tornar um monge.

17 de junho

18h – O Assassinato: Na década de 1930, a atiradora de elite Ahn Ok Yoon e sua equipe são recrutados para assassinar um oficial japonês. Para cumprir sua missão, ela tem de escapar da perseguição de assassinos do governo de ocupação e de um possível traidor em seu grupo.

20h40 – Rito de Passagem (curta-metragem) + A Casa das Estações: No longa de 2024, uma família se reúne na cidade de Daegu para os rituais tradicionais. É quando o neto mais velho revela que não quer herdar a fábrica de tofu da família, algo impensável em outras gerações.

18 de junho

18h – Herói: Ahn Jung-geun, comandante do movimento de libertação coreana sela um pacto de sangue, prometendo tirar a própria vida caso não consiga matar Ito Hirobumi, arquiteto da invasão japonesa da Coreia, no prazo de três anos.

20h40 – A Grande Tacada (curta-metragem) + Casamento, será?: Perto da data de seu casamento, Seo-woo herda uma enorme dívida hospitalar com o AVC de seu pai. Diante da realidade problemática, será que ele e sua noiva Woo-Jung vão chegar ao altar?

19 de junho

18h – Vamos (curta) + Regras do Amor na Cidade Grande: Jae-hee e Heung-soo tornam-se amigos e enfrentam juntos o preconceito, os olhares e as expectativas de todos à sua volta.

19h – Revelação: A Criança de Olhos Fechados: In-seon é presa pelo assassinato de um autor famoso e exige que Min-ju, sua amiga de infância, conduza a investigação. Em busca da verdade, Min-ju encontra uma confissão inconsistente, a pressão da mídia e questiona a corrupção policial.

2 comentários sobre “Reag Belas Artes exibe a 14ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil

Deixe um comentário