In Memoriam – Loretta Swit (1937 – 2025)

In Memoriam – Loretta Swit (1937 – 2025)

É uma pena que a série M*A*S*H, baseada no consagrado filme de Robert Altman de 1970, não tenha sido exibida integralmente no Brasil. Das onze temporadas produzidas e exibidas nos EUA, as duas primeiras foram transmitidas em 1974 pela Rede Bandeirantes, três foram lançadas em DVD e as demais caíram no esquecimento. Ainda assim, ao assistir à série, é possível compreender a importância de Loretta Swit no elenco.

Ela interpretou a major Margaret “Hot Lips” Houlihan, chefe das enfermeiras da unidade M*A*S*H 4077, apelidada de “Lábios Quentes” após um pequeno incidente amoroso com o major Frank Burns. M*A*S*H é a sigla para Mobile Army Surgical Hospital – Hospital Cirúrgico Móvel do Exército americano durante a Guerra da Coreia. Loretta e Alan Alda, que interpretava o major Hawkeye Pierce, foram os únicos atores a participar dos 251 episódios da série ao longo de suas 11 temporadas.

Loretta, formada em artes dramáticas pela American Academy of Dramatic Arts de Nova York, começou sua carreira nos anos 1960, participando de diversas séries clássicas como Gunsmoke, Hawaii Five-O, Mission: Impossible, Mannix, Iron Horse, Cade’s County, Bonanza, Petrocelli e Police Woman.

Tudo mudou quando assumiu o papel da histriônica enfermeira-chefe “Lábios Quentes” Houlihan em M*A*S*H. Pouco antes da estreia da oitava temporada, Loretta comunicou à Fox, produtora da série, que estava interessada em sair. Naquele período, ela havia participado do piloto de uma nova série chamada Cagney & Lacey, sobre duas detetives da polícia de Nova York, uma proposta inédita na TV americana até então.

O piloto foi aprovado, mas Loretta não pôde assumir o papel porque seu contrato com a Fox para atuar em M*A*S*H não permitia a participação em outras séries. Quem assumiu a personagem ao lado de Tyne Daly foi Sharon Gless, com quem trabalhou por sete temporadas. A série nunca foi exibida no Brasil, mas o piloto foi lançado em VHS pela Herbert Richers.

Se há males que vêm para o bem, o fato de Loretta não ter saído de M*A*S*H a levou a conquistar dois prêmios Emmy por sua atuação como “Lábios Quentes”. Aliás, o último episódio da série, no qual Loretta teve participação marcante, foi o mais assistido da história da TV americana, com mais de 100 milhões de espectadores.

A atriz continuou a fazer participações especiais em outras séries como The Love Boat, Murder, She Wrote, Mr. Belvedere e Diagnosis Murder. No cinema, também deixou sua marca em várias produções, com destaque para o cultuado suspense Race with the Devil (1975), com Peter Fonda e Warren Oates, além da comédia S.O.B. (1981), dirigida por Blake Edwards, onde interpretou uma jornalista de fofocas de um tabloide de Hollywood.

Paralelamente, Loretta foi uma ativista dos direitos dos animais reconhecida pela American Humane Society e pelo Animal Protection Institute of America. Ela apresentou, ao lado de Robert Redford, um especial da PBS, a rede pública americana, voltado para espécies animais ameaçadas de extinção. Também era membro ativa do conselho da organização Actors and Others for Animals.

A talentosa atriz faleceu neste fim de semana, aos 87 anos, de causas naturais, em sua casa em Nova York.

Deixe um comentário