A obra de Júlio Verne é o tema da mais nova exposição imersiva que chega ao MIS Experience. A exposição é parte das comemorações dos 200 anos de nascimento do autor francês, e conta com apoio e assessoria da Société Jules Verne, a principal organização dedicada ao estudo da obra do escritor. Além do Bulletin de la Société Jules Verne (BSJV), a sociedade é responsável pela publicação de biografias, versões originais de obras póstumas e correspondência pessoal.
A exposição ocupa um espaço de mais de mil e quinhentos metros quadrados com instalações interativas, cenários inspirados nas obras de Verne, recriação de objetos e mapas de época.
Realidade virtual em ação
Duas das oito salas da exposição utilizam recursos de realidade virtual. A primeira delas é bem tranquila, com os participantes sentados para um passeio que parte do túmulo de Júlio Verne para a cidade natal do escritor, Nantes.
Já o segundo salão com este recurso leva os visitantes a caminharem por ambientes como o fundo do oceano de 20.000 Léguas Submarinas e um passeio a bordo do Albatroz, a máquina voadora de Robur, o Conquistador. É uma atividade muito interessante, mas pode ser desafiadora tanto pela movimentação do visitante quanto das imagens.
Turnê mundial

São Paulo é a segunda cidade a receber a exposição Júlio Verne 200, que estreou em Barcelona em 2024 e vai passar por uma turnê internacional, chegando em Paris em 2028 como parte das homenagens aos dois séculos do nascimento do autor.
A exposição é um trabalho do IDEAL – Centro de Artes Digitais de Barcelona, em conjunto com o estúdio catalão Layers of Reality e realizada no Brasil pela Apple Produções em parceria com o MIS Experience. A trilha sonora foi composta por Rafael Plana e gravada pela Orquestra e Coro Sinfônicos de Bratislava.
Considerado por muitos o pai da ficção científica, Júlio Verne combinou como ninguém a informação com o entretenimento, criando aventuras que capturaram a imaginação de leitores em todo o mundo. Com o surgimento do cinema, suas histórias passaram às telas. Muitas delas em diversas versões, como A Volta ao Mundo em 80 Dias, que soma adaptações para o teatro, rádio, filmes e séries, incluindo o longa de 1956 com David Niven e Cantinflas e a série de 2021 com David Tennant e Ibrahim Koma.
A exposição Júlio Verne 200 vai até o dia 31 de agosto com ingressos gratuitos às terças e quartas B3 (terceira quarta-feira do mês).

Um comentário sobre “Exposição imersiva Júlio Verne 200 estreia no MIS Experience”