Já circulam várias notícias sobre o falecimento de um dos grandes nomes de Hollywood, Robert Redford, que faleceu hoje, aos 89 anos, em sua casa em Sundance, no estado de Utah. Ganhador do Oscar de Melhor Direção por Gente Como a Gente (1980), Robert Redford marcou sua presença na grande tela com interpretações memoráveis no início de sua carreira, em filmes como À Procura do Destino (1965), Caçada Humana (1966), Descalços no Parque (1967) e Butch Cassidy (1969).
São incontáveis os grandes momentos do cinema em que Redford esteve presente, como Nosso Amor de Ontem (1973), Golpe de Mestre (1973), o suspense de espionagem Os Três Dias do Condor (1975), o grande escândalo político de Todos os Homens do Presidente (1976), as comédias O Cavaleiro Elétrico (1979) e Perigosamente Juntos (1986), e os dramas românticos Um Homem Fora de Série (1984) e Entre Dois Amores (1985). Sem contar sucessos comerciais como Quebra de Sigilo (1992), Proposta Indecente (1993) e O Encantador de Cavalos (1998); além de sua participação no Universo Marvel em Capitão América – O Soldado Invernal (2014) e Vingadores: Ultimato (2019).
O que poucos lembram é que Robert Redford começou sua carreira na televisão, participando de várias séries, algumas delas consideradas clássicas. Em 1960, Redford atuou em várias séries, como Maverick, estrelada por James Garner (no episódio Mão de Ferro, da terceira temporada); Brigada 8, sobre a unidade de atendimento rápido do Corpo de Bombeiros de Los Angeles; o faroeste O Delegado; Perry Mason, entre outras.
A partir de 1961, Redford fez participações em Rota 66, Cidade Nua, Bus Stop, e no seriado Suspense, de Alfred Hitchcock. No ano seguinte, ele entraria para a história da televisão ao participar de um dos grandes clássicos da telinha, Além da Imaginação, no episódio Nada no Escuro, da terceira temporada. Nele, ele interpreta um policial ferido durante um assalto, que pede ajuda a uma senhora que está escondida em um prédio abandonado. Um episódio com uma surpresa final ao estilo Rod Serling.
Redford ainda atuaria em seriados como Dr. Kildare, Os Intocáveis, Dick Powell Show, O Homem de Virgínia, Os Defensores, até seu primeiro trabalho no cinema, em À Procura do Destino (1965), ao lado de Natalie Wood e Christopher Plummer. Com esse filme, Redford conquistou o Globo de Ouro como Astro Promissor, uma categoria que não existe mais na premiação.
