A Coreia colhe os frutos do sucesso de Guerreiras do K-Pop, animação que se tornou o filme mais visto em toda a história da Netflix, com 236 milhões de visualizações até o dia 25 de agosto. E contando.
O sucesso do longa, uma co-produção da Netflix e Sony Pictures Animation, com direção de Maggie Kang e Chris Appelhans, elevou o número de visitantes na Coreia do Sul. Segundo a Korea Tourism Organization, o mês de julho viu um aumento de 23,1% no número de turistas sobre o mesmo período em 2024.
Entre os locais afetados está o Museu Nacional da Coreia, que bateu recorde de visitantes e deve ultrapassar os 5 milhões de entradas até o final do ano. O recorde anterior era de 4,18 milhões de visitantes em 2023.
Lugares que aparecem no filme, como as ruas de Myeong-dong, onde as Huntrix encontram os Saja Boys pela primeira vez e onde os rapazes cantam “Soda pop” se tornaram pontos de atração. Locais já famosos entre os turistas, como a N Seoul Tower, que aparece ao longo do filme, a Bukchon Hanok Village, cenário para a canção “Free”, e o palácio Gyeongbokgung, que aparece nas cenas do passado de Jinu, ganharam um novo fluxo de visitantes. Assim como o BukChon Observatory, que oferece uma vista dos telhados de Bukchon similar à mostrada no filme. O Naksan Park, onde Rumi e Jinu caminham ao longo de um muro de pedras, registrou o dobro de visitantes em junho e agosto em comparação com o mesmo período de 2024.
Ao contrário de outros locais em que os turistas apenas tiram fotos e vão embora, Seul tem sentido o impacto positivo no lado financeiro. Dados mostram um aumento de 30% dos gastos com hanboks, a roupa tradicional coreana – a entrada no palácio Gyeongbokgung é gratuita para quem estiver vestindo um hanbok – e de 84% nas casas de banho. A demanda por aulas de k-pop subiu 400% para os turistas americanos e 575% para os Taiwaneses. A compra de produtos, de chaveiros a alimentos, também subiu entre os turistas.
Em resposta à demanda, a Seoul Tourism Organization expandiu seu programa Seoul Culture Hunters, que oferece atividades culturais temáticas, para duas vezes por semana. O Han River Light Show no dia 7 de setembro também reconheceu o impacto de Guerreiras do K-Pop com 1200 drones desenhando imagens do filme no céu da cidade para um público de cerca de 20 mil pessoas.
Os planos de Seul agora incluem obter os direitos para desenvolver novos programas temáticos, como locais para fotos e ônibus em que os passageiros poderão passear enquanto cantam as canções do filme.

5 comentários sobre “Guerreiras do K-Pop aumentam o turismo na Coreia”