Após oito temporadas como o apaixonado Jamie Fraser em Outlander, Sam Heughan estreia no dia 9 de outubro na nova montagem de Macbeth da Royal Shakespeare Company.
Chamada de “a peça escocesa” por aqueles que acreditam que dizer o nome da peça atrai mau agouro, a tragédia estreou em 1611 no famoso Globe Theatre, em Londres. O enredo acompanha a trajetória do nobre escocês Macbeth, que encontra três bruxas que profetizam que ele se tornará senhor de Cawdor, chegará ao trono e, ainda mais importante, que nenhum homem nascido de uma mulher poderá matá-lo e que ele jamais será vencido até que a floresta de Birnam vá até Dunsinane.
Inicialmente descrente, Macbeth muda de posição quando a primeira profecia se realiza. Ambicioso e incentivado por sua mulher, Macbeth dá início à uma sequência de ações violentas, na mais curta e mais sangrenta tragédia de Shakespeare.
Fãs de O Senhor dos Anéis vão reconhecer na profecia sobre “homem nascido de mulher” a inspiração para a cena em que o Rei Bruxo de Angmar diz à Éowyn que nenhum homem pode matá-lo.
Além de Heughan, a nova montagem tem Lia Williams como Lady Macbeth, Nicholas Karimi como Banquo e Gilly Gilchrist como Duncan, entre outros.
A montagem marca o retorno de Sam Heughan aos palcos. Formado pela Royal Scottish Academy of Music and Drama, atualmente Royal Conservatoire of Scotland, o ator começou no teatro justamente como extra numa montagem de Macbeth no teatro Royal Lyceum. Heughan também foi o protagonista de Batman Live, espetáculo que fez turnê pelo Reino Unido, Europa, Estados Unidos e Argentina.
A temporada de Macbeth na Royal Shakespeare Company no The Other Place, em Stratford-upon-Avon vai até 6 de dezembro.
E, caso um dia você diga Macbeth num teatro, não esqueça de seguir a receita para evitar a maldição da peça: sair do teatro, dar três voltas, cuspir, xingar e então bater na porta para poder entrar novamente.
