Um filme não precisa 100% inovador ou revolucionário para encontrar o seu público. Eu costumo, às vezes, me arriscar em alguma produção por razão alguma, só para tentar sair do lugar comum. Notei que Jogo Sujo (Play Dirty), que estreou no streaming em 1/10, aparentemente estava indo muito bem dentre os mais vistos do Prime Video no mês. E me encorajei a assisti-lo, pensando que seria mais um daqueles filmes no estilo Mark Wahlberg.
E nisso não estava errado. É mais um filme no estilo Mark Wahlberg como protagonista, vivendo um bad ass com frases afiadas e mira certeira. Só que existe um pouco mais do que isso e acho bom compartilhar com você.
Para começar, trata-se de um longa baseado na série de livros de Richard Stark (aka Donald E. Westlake). Logo que vemos o personagem de Mark em ação (chamado apenas Parker), Tico e Teco começaram a funcionar. Lembrei primeiramente do filme O Troco (1999), com Mel Gibson, mas o personagem principal lá chamava-se Porter… Depois lembrei de Parker (2013), com Jason Statham no papel-título. Mas também deixei de lado.
Somente ao fim de Jogo Sujo fui checar créditos para descobrir que a memória (ou a intuição) estava boa. Os três filmes têm Stark/Westlake assinando roteiro e os personages são totalmente similares: criminosos safos que vivem de golpes bem arquitetados para ganhar dinheiro. E que não têm problemas para impor suas vontades à base de porrada e tiro.
A produção ganha peso (e possivelmente grana/reputação) com os nomes de Susan Downey e Robert Downey Jr. dividindo créditos. E também com Shane Black assinando direção e roteiro. Black costumava ser persona gratíssima de Hollywood depois de assinar a franquia Máquina Mortífera. Viveu o Hawkins em O Predador (1987), lembram?
Bem, graças ao peso desses nomes, foi possível entender porque Jogo Sujo, que corria o risco de ser mais do mesmo de Mark Wahlberg, tornou-se grata surpresa. Debaixo do amplo guarda-chuva do gênero ação, que fique claro!
Pois bem, Parker e sua equipe acabam de aplicar um golpe rentável, só que uma traição deixa todos na penúria. Alguns mortos, é verdade…
Parker consegue sobreviver e parte para a vingança. Só que acaba se envolvendo com um golpe ainda maior e muito mais rentável. Ele só precisa agora reunir uma nova equipe para executar seu plano engenhoso. Enquanto pensa em como vai se vingar da traição.
Melhor parar por aqui.
No elenco ainda estão Thomas Jane, LaKeith Stanfield, Rosa Salazar, Keegan-Michael Key, Chukwudi Iwuji e Tony Shalhoub, entre outros.
Se você busca diversão pura, sem papo-cabeça, tente Jogo Sujo.
