Os amigos Morgan (Allison Williams, M3GAN), Chris (Scott Eastwood, Código Alarum), Jonah (Dave Franco, Truque de Mestre: O 2º Ato) e Jenny (Willa Fitzgerald, Reacher), também irmã caçula de Morgan, comemoram o final do ensino médio. Praia, cerveja, fogos. Morgan e Chris formam um casal bonito, mas desde o primeiro instante fica claro que há um descompasso. Chris e Jenny são animados, festeiros. Morgan e Jonah são mais tranquilos. Mas, o destino está selado, pois Morgan está grávida.
Dezessete anos depois, Morgan e Chris estão casados e levam uma vida tranquila. Após anos de ausência, Jonah voltou para a cidade, engatou um relacionamento com Jenny e o casal tem um bebê. Clara (Mckenna Grace, O Conto da Aia), o anunciado bebê de Chris e Morgan é agora uma adolescente que atrai a atenção de Miller (Mason Thames, Como Treinar Seu Dragão).
Uma vida sem grandes atropelos que é subitamente virada do avesso. No dia seguinte ao tranquilo jantar de aniversário de Morgan, Chris e Jenny morrem num acidente numa estrada onde nenhum dos dois deveria estar naquele horário, muito menos juntos no mesmo carro. E isso não é spoiler. Está no trailer.
Baseado no livro homônimo de Colleen Hoover, especialista em histórias para jovens adultos, Se Não Fosse Você navega as reações de Morgan, Jonah e Clara após o desastre. A dor da perda, mas também da completa reviravolta na forma como enxergavam Chris e Jenny, a sensação de tempo perdido por anos de dedicação a quem não retribuiu da mesma forma que se cristaliza numa cena catártica quando Morgan descobre onde Chris deixou o carro antes de embarcar no passeio fatídico com Jenny. Para Clara, pega num momento de decisão, a morte do pai e da tia adorada chegam com o início do relacionamento com Miller, o que ajuda a tornar as águas ainda mais turbulentas.
O resultado é uma mistura de drama, com respiros de comédia aqui e ali, tudo embrulhado no desejo dos personagens em resolverem suas questões de forma positiva. Mason Thames segue navegando seu jeito de bom garoto, Dave Franco é o nerd perfeito – por algum motivo as produções seguem achando que todo nerd usa óculos – Sam Morelos e Ethan Costanilha como os amigos de Clara e Miller são perfeitos como sidekicks e os mais antigos vão curtir ver Clancy Brown como um avô legal e não mais como o malévolo Kurgan de Highlander.
Nada de criminosos, nada de perseguições, só um filme bacana e família sobre relacionamentos. Estreia em 23/10 distribuído pela Paramount.
