Mads Mikkelsen vai assustar quem se lembra dele como o elegante adversário de James Bond. Em Amnésia Criminosa – no original, Den Sidste Viking ou O Último Viking – o ator interpreta Manfred, um homem envolvido em um crime.
Tudo começa com o retorno de Ankar (Nikolaj Lie Kaas) após uma temporada na cadeia por roubo. Antes de ser preso, Ankar pediu ao irmão, Manfred, que escondesse o dinheiro roubado. O problema é que Manfred, desde então, desenvolveu o Transtorno Dissociativo de Identidade – TDI. Antes chamada de transtorno de personalidade múltiplas, a condição se caracteriza pela alternância de personalidades com a incapacidade de recordar eventos e informações importantes.
Em outras palavras, Manfred não tem a menor ideia de onde está o dinheiro, o que leva a uma busca dos irmãos acompanhados por um grupo de personagens fora do comum.
A produção, que estreou no Festival de Veneza, tem roteiro e direção de Anders Thomas Jensen. Em entrevista à Variety, Jensen contou que Mikkelsen queria uma aparência oposta ao seu usual, escolhendo não só os óculos como o cabelo encaracolado. O diretor e roteirista também declarou que, apesar das cenas violentas, Amnésia Criminosa é um drama familiar. Isso porque, segundo ele, a Dinamarca não tem desastres naturais ou pobreza e nada acontece a não ser que uma pessoa tenha câncer ou morra num acidente de carro. Então, o que resta é a família, onde todos mostram seu melhor e seu pior.
