Tétrica: programação especial sobre ficção japonesa

Tétrica: programação especial sobre ficção japonesa

O SESC Vila Mariana apresenta entre 16 de outubro e 9 de novembro o projeto Tétrica: o sombrio e o extraordinário na ficção japonesa. O evento dialoga com a exposição Antípodas: tão distantes, tão próximos, em cartaz na unidade, e reúne sessões de cinema, curso e encontros literários, explorando como o medo e o fantástico surgem na arte japonesa.

Programação

Cinema e Vídeo

Nas entrelinhas de Hayao Miyazaki

O curso que acontece às sextas, de 17/10 a 7/11 das 19h às 21h, explora a narrativa simbólica na obra do diretor, com destaque para temas como identidade, natureza e espiritualidade japonesa através dos filmes Meu Amigo Totoro (1988), Princesa Mononoke (1997), A Viagem de Chihiro (2001) e O Castelo Animado (2004).

A Garota que Saltou no Tempo (2006)

Makoto é uma adolescente que adquire o poder de viajar no tempo e decide se beneficiar disso no filme dirigido por Mamoru Hosoda (2006)

26/10, das 16h30 às 18h30

Kappa: O Duende do Rio e o Sampei (1992)

No filme com direção de Toshio Hirata, um menino é levado pelas águas do rio e acorda na terra dos duendes, onde faz amizade com um desses seres.

9/11, domingo, das 16h30 às 18h30

Literatura

Com curadoria da AIGO Livros e mediação de Paula Carvalho, os encontros literários apresentam uma série de conversas e leituras que destacam a relação entre o medo, a memória e o feminino nas narrativas japonesas.

Fantasmas, Monstros e Memórias: conversa sobre o terror japonês

Uma conversa sobre o terror japonês e como ele revela medos profundos a partir de livros e filmes que vão da figura ancestral da yurei às narrativas contemporâneas. Com Janaína Tokitaka e Takashi Yamanish (1,2,3 Japonês) e Mediação de Paulina Cho (AIGO livros).

16/10, das 19h às 21h

Ciclo de leituras

Japão do assombro

A partir do livro Kwaidan: Histórias de fantasmas e outros contos estranhos do Japão antigo, de Lafcadio Hearn, a conversa trata da exploração do terror tradicional japonês, dos contos orais, o papel das yurei (fantasmas femininos), das mononoke e dos yõkai. Cocuradoria da Aigo Livros. Participação de Arthur Manchetti e mediação de Paula Carvalho

18/10, das 17h às 19h

Mulheres-monstro

A partir do livro Onde vivem as monstras, de Aoko Matsuda, o tema é as narrativas que lidam com a monstruosidade atribuída ao corpo feminino e a mulher como portadora do insólito. Cocuradoria Aigo Livros. Participação de Janaína Tokitaka e mediação de Paula Carvalho

25/10, sábado, das 17h às 19h

Polícia da memória

O tema da tarde é o livro Polícia da Memória, de Yoko Ogawa, com Cocuradoria Aigo Livros. Participação de Cacau Ideguchi e mediação de Paula Carvalho.

1/11, das 17h às 19h

Kitchen

Uma conversa que parte do livro de Banana Yoshimoto para falar das obras da autora, onde o terror não é explícito, mas se faz presente. Cocuradoria Aigo Livros. Mediação de Paula Carvalho.

8/11, das 17h às 19h

SESC Vila Mariana

Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Deixe um comentário