No dia 16 de novembro o Centro Cultural Coreano no Brasil – CCCB em parceria com o Museu da Imigração, a Universidade Nacional de Artes da Coreia (K-Arts) e a Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional (KOFICE) realizam o concerto Ritmos da Coreia.
O evento, que ocorrerá no palco do Museu da Imigração em São Paulo (SP), vai contar com a participação do grupo Hammer, formado por alunos e ex-alunos da K-Arts e artistas locais. A apresentação vai mostrar a riqueza rítmica e a sensibilidade lírica da música tradicional coreana e faz parte do projeto K.R.U.S.H!, abreviação de Korean Rhythms Uniting Strings Harmony.
O Hammer é um grupo de música tradicional coreana composto por geomungo (cítara coreana), violão e percussão. O objetivo é introduzir um novo olhar sobre a música tradicional.
Participam ainda do evento dois times de demonstração do CCCB, o Coral Sejong, formado por alunas do Centro que apresentam canções coreanas, e o Gayagatos, que apresenta o Gayageum Byeongchang, arte que combina canto ao toque do gayageum, instrumento de cordas caraterístico da Coreia. Também estará no evento o Tang Ae Sori – Som da Terra, grupo feminino de percussão.
Tradição e modernidade
O sucesso da produção cultural coreana, em especial o K-pop apresentou sons, ritmos, danças e instrumentos coreanos ao mundo, com muitos artistas mesclando a tradição musical do país a novas composições.
Entre os exemplos mais marcantes dessa fusão está Daechwita, canção solo de Suga, membro do BTS, que une a música tocada para os reis coreanos ao hip-hop com destaque para o taepyeongso, instrumento de sopro da família do oboé.
Outro exemplo do uso de instrumentos tradicionais é Thunderous, do Stray Kids, que dá destaque para o kkwaenggwari, gongo metálico coreano.
Sem esquecer, é claro, da icônica apresentação de Idol, do BTS no Melon Music Awards de 2018. A canção une o jangdam, base rítmica da música tradicional ao pansori, formato narrativo, para formar uma declaração de orgulho da identidade coreana. Junte a presença de grupos de dança e música tradicional e o resultado foi uma apresentação que ficou na história.
O sucesso foi tamanho que o National Gugak Center – instituição dedicada à preservação e ensino da música tradicional coreana – creditou o show pelo aumento no interesse e demanda por instrumentos e sons tradicionais tanto pelo público local como por estrangeiros.
A apresentação Ritmos da Coreia acontece às 14h do dia 16 de novembro com entrada gratuita.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo – SP
