A primeira noite do MAMA Awards, premiação considerada o Grammy do K-pop, foi marcada por homenagens às vítimas do incêndio que atingiu um conjunto de oito edifícios em Hong Kong na quarta-feira, 26/11. A tragédia causou a morte de 128 pessoas, incluindo um bombeiro, e ferindo outras 78. Os números, entretanto, são preliminares, já que 200 pessoas seguem desaparecidas. Milhares de moradores do conjunto estão em abrigos.
Apresentador da cerimônia, Park Bo-gum (Se a Vida lhe Der Tangerinas) ofereceu condolências em nome da premiação e pediu ao público um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia. O ator completou dizendo: “Acreditamos no poder da música, o poder para curar e unir. Esperamos, com as nossas apresentações, oferecer conforto, esperança e a força para seguir em frente”.
A declaração veio de encontro às dúvidas sobre se a cerimônia deveria ocorrer em Hong Kong logo após a tragédia e enquanto bombeiros e policiais ainda buscam por vítimas desaparecidas. Na quinta-feira, entretanto, a CJ ENM, empresa responsável pelo evento anunciou que a programação seguiria e que uma parte da renda seria doada para as vítimas do incêndio.
Os organizadores também orientaram os artistas e apresentadores a manterem um tom calmo e respeitoso dentro e fora do palco, evitando ações que gerassem muita gritaria por parte do público.
Ao contrário de outros anos, em que os artistas se apresentaram com figurinos coloridos e chamativos, apresentadores e premiados vestiram ternos ou figurinos pretos e os discursos de agradecimento foram feitos em tom sério e com poucos festejos.
Vencedores
Entre os vencedores da primeira noite do prêmio estão o ENHYPEN, que levou o troféu de Escolha dos Fãs e o Prêmio TELASA de Artista Global Favorito, o CORTIS e o Hearts2 Hearts, que levaram o prêmio de Melhor Novo Artista e APT., a colaboração de Rosé e Bruno Mars que ficou com o troféu de Canção do Ano. O Stray Kids, que acaba de anunciar sua participação no próximo Rock in Rio, levou o troféu na categoria Top 10 Escolha dos Fãs.
Ajuda às vítimas
Várias empresas da indústria de K-pop como a Hybe (BTS e TXT), JYP Entertainment, (Stray Kids, Twice, 2PM), SM Entertainment (EXO, NCT) e YG (BIGBANG, BABYMONSTER) se uniram aos esforços de ajuda às vítimas do incêndio em Hong Kong. Os valores estão sendo doados a diversas instituições, como a Cruz Vermelha local. O grupo i-dle doou dinheiro à Fosun Foundation, enquanto Jackson Wang, nascido em Hong Kong e membro do GOT7 doou dinheiro em nome de sua marca de roupas, Team Wang, ao Tung Wah Group Hospitals Foundation. Jackson também fez posts com informações sobre abrigos e pediu aos seguidores que ajudassem as vítimas, “incluindo animais”, para que todos recebam assistência.
A segunda noite do MAMA terá a triz Kim Hye Su como apresentadora e a entrega dos grandes prêmios de Artista e Álbum do Ano.

2 comentários sobre “MAMA Awards: primeira noite homenageia vítimas da tragédia em Hong Kong”