Uma Batalha Após a Outra (foto acima), de Paul Thomas Anderson, ganha o prêmio de Melhor Filme Independente do Ano, pelo Gotham Film & Media Institute em Nova York.
Quando se fala em cinema independente nos Estados Unidos, os festivais de Sundance e Gotham são os mais conhecidos. Há 35 anos, o Gotham Film & Media Institute de Nova York organiza o festival de filmes independentes para apresentar as produções que mais se destacaram por não terem sido feitas dentro dos grandes estúdios de Hollywood.
Curiosamente, os elencos desses filmes independentes frequentemente contam com grandes nomes do cinema, estrelas que conquistaram grande exposição graças ao marketing massivo dos estúdios. Mesmo assim, o festival ganha repercussão ao destacar filmes com esses nomes como atrativo, mas com histórias que nem sempre agradam ao grande público.
Na lista das melhores atuações deste ano, o brasileiro Wagner Moura foi indicado por seu trabalho em O Agente Secreto, mas acabou superado pelo britânico de origem nigeriana Sopé Dìrísù, pela sua atuação em My Father’s Shadow.
Abaixo, confira os filmes premiados na 35ª edição do Gotham Awards, realizada na noite desta segunda-feira, no Cipriani Wall Street, em Nova York:
Premiação 2025
- Melhor Filme: Uma Batalha Após a Outra
- Melhor Filme Internacional: Foi Apenas um Acidente (Irã-França)
- Melhor Documentário: My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow — dirigido e produzido por Julia Loktev
- Melhor Direção: Jafar Panahi, Foi Apenas um Acidente
- Melhor Direção Revelação: Akinola Davies Jr., My Father’s Shadow
- Melhor Roteiro Original: Foi Apenas um Acidente – Jafar Panahi
- Melhor Roteiro Adaptado: Pillion – Harry Lighton
- Melhor Atuação: Sopé Dìrísù – My Father’s Shadow
- Melhor Atuação Coadjuvante: Wunmi Mosaku – Pecadores
- Revelação de Atuação: Abou Sangaré – Souleymane’s Story
