Stray Kids é o grande vencedor do MAMA Awards

Artistas fazem doações para as vítimas do incêndio em Hong Kong

O incêndio que consumiu o condomínio Wang Fuk Court em Tai Po, Hong Kong deixando 156 mortos – até o momento -, além de milhares de desabrigados, revelou uma classe artística engajada e disposta a fazer sua parte em momentos de crise.

Enquanto o fogo ainda consumia os oito prédios do condomínio, uma onda de doações em dinheiro começou a chegar a diversas entidades de ajuda, como a Cruz Vermelha de Hong Kong, além de ofertas de trabalho voluntário.

A atriz Jeannie Chang (The Soul) informou ao público que o restaurante de sua família ficaria aberto a noite toda para atender gratuitamente as vítimas da tragédia. O compositor, ator e roteirista Frank Chan (Anjos Caídos) foi ao local do incêndio para distribuir água e comida para as pessoas que esperavam notícias de parentes e amigos que moravam nos prédios.

Já o ator Eddie Kwan (Dead Ringer) ofereceu-se para dirigir os caminhões que levavam roupas e outros materiais ao locais onde milhares de moradores foram abrigados, enquanto a Miss Hong Kong, Louisa Mak, ofereceu-se para cuidar de crianças de famílias afetadas.

Entre os doadores de valores em dinheiro estão Michelle Yeoh, Chow Yun-fat, Wang Yibo (The Untamed) e Nicholas Tse. O astro de artes marciais, Donnie Yen (John Wick 4; Baba Yaga), enviou HK$1 milhão de dólares de Hong Kong para a Hong Kong Poverty Alleviation Association. O mesmo valor foi doado pelo ator Jordan Chan (O Golpe de Ouro) e sua esposa, Cherrie Ying (Três Ladrões e um Bebê) ao Po Leung Kuk Charity Fund for the Disadvantaged. Cecília Cheung (Perdido no Tempo) e o astro de K-pop Jackson Wang, do grupo Got7, também doaram KH$1 milhão cada.

Além de doar valores para a ajuda às vítimas, o cantor Keung To alterou o pôster de seu show. Numa atitude elogiada pelos fãs e público em geral, o pôster do show Lava, agendado para a Asia World Arena, teve a imagem em que o cantor aparecia cercado por chamas por uma foto menos provocante sobre fundo preto.

K-pop

Stray Kids é o grande vencedor do MAMA Awards

O incêndio marcou a edição 2025 do MAMA Awards, a maior premiação do K-pop que este ano aconteceu em Hong Kong. A ideia inicial foi cancelar a cerimônia, mas a CJ ENM decidiu seguir com os planos, embora alterando as apresentações significativamente, e doar parte da renda às vítimas. O valor doado em nome da empresa e do MAMA foi de HK$20 milhões.

Grande vencedor do MAMA, o Stray Kids doou HK$1 milhão, mesmo valor doado pelo Super Junior. Outros artistas como EXO-CBX, Wakeone, aespa, Riize, WayV, Hyeri, Boynextdoor e i-ddle também fizeram doações de valores diversos entre KH$200mil e HK$500 mil.

Entre os doares de Coreia, a Hybe Music Labels, responsável pelos grupos BTS, Enhypen, Seventeen, Le Sserafim e NewJeans fez a maior doação de uma empresa do ramo da música, com 2.654.216 dólares de Hong Kong (aproximadamente US$ 341 mil). O valor foi entregue à Hope Bridge Korea Disaster Relief para ser enviada à entidades de Hong Kong para auxílio às famílias afetadas. A JYP Entertainment doou HK$2 milhões, enquanto aYG Entertainment doou HK$ 1 milhão.

Outra grande doação foi feita pela Hong Kong Disneyland. O parque, que comemora 20 anos em 2025, anunciou uma doação de mais de HK$ 10 milhões para assistência imediata e apoio emocional e psicológico aos afetados pelo incêndio, especialmente crianças e famílias. O parque também suspendeu seu show de fogos até 7 de dezembro.

Até o momento, a polícia prendeu 15 pessoas como parte da investigação do incêndio, todas ligadas ao trabalho de reforma que acontecia no condomínio. Entre as causas investigadas estão a tela usada pelos empreiteiros para cobrir os andaimes de bambu. Testes iniciais mostraram que a tela não estava de acordo com as normas.

Deixe um comentário