Não tive oportunidade de assistir à O Iluminado (The Shinning) quando estreou aqui no Brasil, nos anos 1980. Infelizmente. Já sabia quem era o tal Stephen King e sabia também que ele assinava muitas histórias de terror, predominantemente.
Nessa época era apenas mais um cara que gostava de cinema e não ficava esmiuçando muito as publicações especializadas em busca de bastidores. Nem desconfiava dos babados que envolveram a produção, como a insatisfação de King com a visão que Stanley Kubrick teve para o seu livro.
Mas deixemos esses assuntos para as trívias. Vamos ao que interessa: “Muito trabalho sem diversão, faz de Jack Torrance um bobão”. Essa é uma das frases que marcaram O Iluminado, ao lado de “Here’s Johnny!”, claro. Na época ela funcionou como “Muito siso e pouco riso fazem de Jack um infeliz”. Enfim, passa a ideia da escalada de loucura pela qual o personagem Jack Torrance (Jack Nicholson, em mais uma de suas atuações impagáveis) passa, depois que aceita se tornar zelador de um hotel desativado.
Isolados pelo rigoroso inverno, ele, sua mulher e filho (Shelley Duvall e o garoto Danny Lloyd) aceitam o sacrifício em nome do dinheiro, mas logo percebem o porquê da disponibilidade do cargo. O hotel foi palco de uma chacina no passado e o isolamento parece estar conduzindo Jack para a mesma insanidade.
Enquanto tenta escrever seu livro, Jack vai pirando na companhia de várias alucinações.
O Iluminado é cheio de cenas fortes, marcantes e imortais. Muito se deve à mente privilegiada de Stephen King. Muito se deve à visão cinemática de Stanley Kubrick. Ainda que o primeiro não tenha concordado com ela. E tudo bem, faz parte desse business.
O que você deve saber é que, depois de assistir ao filme em uma telona (caso seja sua primeira vez), muitas fichas vão cair para você. Você possivelmente se pegará exclamando: “Aaahhh, foi daqui que fulano de tal copiou tal cena!”. Pois é, O Iluminado é referencial mesmo até hoje e embora datado pelo seu ano de produção, parece não ter envelhecido.
O longa será reexibido entre os dias 11 e 17 de dezembro, disponível em sessões IMAX e regulares. Não perca essa oportunidade!
