Sabem como são essas franquias de streaming. Normalmente começam com força total e grande apelo, caem no gosto do público, clamam por sequências, mas perdem a vitalidade e o frescor rapidamente.
Isso aconteceu com a franquia Knives Out, que do primeiro filme (Entre Facas e Segredos, 2019) para o segundo (Glass Onion, 2022), deu uma caidinha, meio que abusando da fórmula que fez de Agatha Christie, por exemplo, uma best-seller.
Ou seja, introduz um grande número de personagens envolvidos em uma morte (que se revela um assassinato) ocorrida em algum cenário exótico e que será investigada por alguma mente privilegiada/exótica em cooperação com as autoridades.
A trama se desenrola em tela como o virar das páginas do livro, oferecendo ricos detalhes e revelações constantes, que comumente minam a atenção do leitor/espectador, resultando em um desfecho bem didático do whodunnit (ou who done it). Nada de novo no front.
Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out, que estreou recentemente na Netflix, tinha tudo para ser isso e nada mais. Contudo, o diretor e roteirista Rian Johnson aprendeu com os erros de Glass Onion e entregou um longa delicioso. Sim, utilizando a mesma fórmula descrita acima, só que um toque bem leve de “diferente”. Bem leve mesmo. Tão sutil que somente se você deixar os outros dois longas para trás e mantiver uma visão na chamada big picture, conseguirá apreciar esta terceira parte.
É quase como se, apesar de todo o texto e diálogos, você focasse apenas nas atuações, naquilo que está em cena. Não se preocupando em desvendar o caso ao lado de Benoir Blanc, mais uma vez interpretado por um Daniel Craig muito à vontade.
Aliás, característica do trabalho de boa parte do grande elenco: Josh O’Connor, Glenn Close, Jeremy Renner, Josh Brolin, Mila Kunis, Kerry Washington, Andrew Scott e Daryl McComarck, entre outros. Todos parecem soltos, sem amarras, saboreando seus trabalhos. E isso vaza para o outro lado da tela, proporcionando um entretenimento bem agradável.
A história? Quem se importa?! Não vai fazer diferença… Sente aí e divirta-se!
