One Piece: Pluto TV cria programação de aniversário

Evento na China proíbe temas japoneses

A organização da Comicup, um dos maiores eventos de quadrinhos da China proibiu qualquer conteúdo com temas japoneses. A proibição incluiu tanto originais quanto derivados.

A proibição foi anunciada uma semana antes do evento, que aconteceu em Hangzhou nos dias 27 e 28 de dezembro. Segundo os organizadores, “considerando o atual ambiente social e nossas obrigações culturais, o comitê organizador decidiu alterar a atual edição da convenção para um ‘novo tema de estilo chinês'”.

Embora o Japão não tenha sido citado, exibidores que planejavam levar produtos e conteúdo baseado em mangás, animes e outros temas japoneses divulgaram nas redes sociais que seus stands haviam sido cancelados. Comentários nas redes sociais informavam que cosplayers representando personagens japoneses teriam sua entrada proibida.

A Comicup, que reúne mais de sete mil stands é apenas um dos eventos afetados pelos problemas recentes entre China e Japão envolvendo a independência de Taiwan. Vários artistas japoneses tiveram de cancelar shows agendados em Beijing, Xangai e Guangzhou.

Em novembro, a cantora Ayumi Hamasaki teve de cancelar um show em Xangai, bem como um show agendado para janeiro em Macau, enquanto a cantora Maki Otsuki foi retirada do palco enquanto cantava a canção Memories, da trilha sonora de One Piece no Bandai Namco Festival 2025 após as luzes serem apagadas. O jazzista Yoshio Suzuki estava passando o som com sua banda em Beijing no dia 20 de novembro quando o proprietário do espaço avisou que a polícia havia informado que todos os concertos com japoneses estavam cancelados.

Em dezembro, a exibição de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito foi interrompida, apesar de já contar com uma extensão da temporada aprovada. Outros filmes japoneses, como Detetive Conan, tiveram suas estreias adiadas indefinidamente.

Uma exposição sobre a obra de Hayao Miyazaki, agendada para o Natal, também teve sua abertura adiada.

Deixe um comentário