O Globo de Ouro e a vingança dos idols rejeitados

O Globo de Ouro e a vingança dos idols rejeitados

Ejae relembra o fim do sonho de ser idol de k-pop e incentiva o público a não se abater diante de uma rejeição.

Em um discurso emocionado, Ejae recebeu o Globo de Ouro de melhor canção original relembrando o tempo em que sonhou ser idol de k-pop. Foram dez anos labutando como trainee em aulas de canto e coreografia sem jamais ser escalada para estrear como artista solo ou integrante de um grupo.

Rejeitada ao final do contrato, Ejae encontrou espaço na música instrumental e as trilhas sonoras, abrindo caminho na indústria como compositora e aprendendo sobre produção musical. Foi nessa nova carreira que seu nome foi sugerido para o projeto que se tornaria Guerreiras do K-pop, onde ela não só é co-autora de Golden, In Another World, Your Idol, How it’s Done e Prologue, como também assumiu como a voz de canto de Rumi.

O trabalho rendeu não apenas o Golden Globe, mas também o Critics’ Choice Award, e duas premiações importantes na Coreia, o Melon Music Awards e o MAMA, além de várias outras indicações e vitórias. Sem dúvida um dos maiores tapas na cara que uma empresa – no caso, a SM Entertainment – já levou.

Mas, não o único. Outros idols rejeitados no início da carreira já deram belas lições nas poderosas empresas da indústria do k-pop:

Lee Junho

Ameaçado de demissão pelos avaliadores quando era trainee, Junho estreou no 2PM, nome fundamental na expansão do k-pop pelo mundo. Mas, apesar do sucesso do grupo, Junho frequentemente ficava sozinho no dormitório enquanto os colegas saíam para trabalhos individuais. Ele era também o integrante que menos aparecia nas transmissões de TV, mesmo quando fazia as acrobacias típicas do grupo que lhe renderam lesões graves que quase lhe custaram a carreira. As coisas começaram a mudar com os álbuns individuais no Japão e a estreia como ator em Olhos Frios e se consolidaram de vez com The Red Sleeve, quandoJunho se tornou o primeiro idol/ator a ganhar o prestigioso Daesang (Grande Prêmio) de melhor ator no Korea PD Awards. Impagável em Chief Kim e sucesso total em Sorriso Real, Junho é hoje um dos nomes mais valiosos da indústria. E muita gente descobriu o 2PM graças a ele.

Felix

Num momento carregado de lágrimas, o australiano foi eliminado do reality que escolhia os integrantes do grupo Stray Kids principalmente por não ser fluente em coreano, e só voltou graças a uma repescagem e o voto popular. Famoso pela voz super grave e o visual com sardas numa cultura que valoriza a pele imaculada, que ele frequentemente combina com cabelos louros ou até platinados e lentes azuis, Felix é hoje um idols mais reconhecidos do k-pop além de modelo de passarela, tendo desfilado para a Louis Vuitton em Paris.

Rain

Após ser rejeitado inúmeras vezes por ser bom dançarino, bom cantor, mas não ter o visual desejado, Rain se tornou trainee e estreou em um grupo que fracassou. Em 2002, ele voltou como solista, iniciando uma carreira de sucesso que o levou até a canção tema dos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008 e ao supersucesso Rainism. Usando seu nome real, Jung Ji-hoon, ele também construiu uma respeitada e premiada carreira como ator que inclui R2B: Operação Retorno a Base, Ninja Assassino e Ghost Doctor. Com presença na Coreia, Estados Unidos, Japão e China, Rain/Jung Ji-hoon é considerado um artista global. Nada mal para quem era feio demais para ser idol.

Hwasa

Feia, gorda e com o tom de pele inadequado. Essas foram algumas das considerações que levaram Hwasa a ser rejeitada antes de se tornar parte do Mamamoo e uma das vozes mais poderosas do Kpop. Seu corpo curvilíneo se tornou não apenas sua marca registrada nas coreografias do grupo, mas um importante elemento de aceitação numa indústria fortemente crítica e guiada por modelos idealizados de beleza. Ironicamente, ao aparecer bem mais magra para o lançamento de Good Good Bye, Hwasa teve de explicar que decidiu por uma imagem mais suave para apresentar a balada e ouviu críticas dos fãs que disseram que aquele não era o “corpo da Hwasa”. Mas ela já anunciou que não consegue dançar um show todo com tão pouco peso, então, a mudança deve ser temporária.

Infelizmente, os nomes que conseguiram vencer a resistência da indústria não significam o fim de avaliações mal feitas ou dos preconceitos quanto a tipos físicos idealizados. Só, como Ejae disse em seu discurso, que realizar sonhos exige força para vencer obstáculos.

Aliás, os indicados ao Oscar serão divulgados no dia 22 de janeiro. E Guerreiras do K-pop pode levar a indicação para melhor filme de animação e melhor canção original, com Ejae ganhando mais uma chance de enfiar o sucesso na cara da SM.

Deixe um comentário