Nosso Lar 2 – Os Mensageiros chega aos cinemas nacionais em 25 de janeiro distribuído pela Star Distribution. E com um peso enorme nas costas. O de superar Nosso Lar, longa que levou mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas em 2010.
Sem dúvida, uma proeza em um país supostamente laico onde, contudo, ocorrem perseguições às minorias religiosas e muitos favorecimentos às maiorias representadas econômica e politicamente. Uma proeza para qualquer título nacional, a não ser para aqueles que já estreiam com ingressos comprados.
Wagner de Assis volta a assinar a produção, roteiro e direção de Nosso Lar 2 – Os Mensageiros. Ele meio que se especializou em filmes com temática voltada ao espiritismo. Novamente baseado no best-seller Os Mensageiros, de Chico Xavier, lançado pela Federação Espírita Brasileira.
Temática voltada ao espiritismo
Pois o ponto forte de Nosso Lar 2 é também o seu ponto fraco. O filme, ao se aprofundar em uma história focada nos mensageiros espirituais que amparam o mundo físico, tende a se aproximar da população espírita e simpatizantes do espiritismo.
Contudo, ao mesmo tempo pode afastar os demais.
Em Nosso Lar 2 – Os Mensageiros, o médico André Luiz (Renato Prieto) se junta a um grupo de espíritos mensageiros da cidade espiritual Nosso Lar. O grupo é liderado por Aniceto (Edson Celulari) e tem a missão de ajudar projetos de vidas que estão prestes a fracassar.
Três protegidos do grupo têm suas histórias interligadas: Otávio (Felipe de Carolis) tem potencial mediúnico, porém, acaba desperdiçando-o. Isidoro (Mouhamed Harfouch) comanda uma casa espírita, mas também sofre com questões materiais. E Fernando (Rafa Sieg), bem-sucedido materialmente falando, tenta financiar o projeto de criação da oficina espiritual na Terra.
O leigo vai se deparar com termos como “oficina espiritual” e “projetos de vidas” ao longo e não sei se vai entender plenamente o significado. Há um cuidado, claro, para que qualquer pessoa entenda o que se passa em Nosso Lar 2.
A alternância entre cenas em preto e branco e coloridas elucida facilmente quem é quem na trama. Existem também aqueles momentos em que os próprios personagens explicam o que se vê na tela. Tudo parece estar bem mastigadinho, para fácil assimilação.
Em suma, Nosso Lar 2 – Os Mensageiros tem tudo para repetir a dose nas bilheterias, ainda que não seja tecnicamente relevante.
