Três jovens negros brasileiros e a realidade do mercado de trabalho marcado pelo racismo.
Este é o ponto de partida do docu-reality Cartas Marcadas, que tem produção e direção criativa de Cristiano Frois, e direção de Karol Maia.
A ideia original foi de Eduardo Migliano, da 99Jobs, e o filme é patrocinado pelas marcas DASA e Mercado Livre, e é uma coprodução entre Trip Filmes e Warner Bros. Discovery.
Sobre o documentário
O Brasil é país com uma população 56% negra, e o maior índice de desemprego entre negros e pardos é na faixa de 18 a 24 anos.
Pois aqui se questiona como esses jovens podem começar uma carreira nesse país marcado por desigualdades sociais, raciais e de gênero.
Em Cartas Marcadas, as câmeras acompanham as histórias de Merielen, Lucas e Matheus (na foto).
A vida real deste trio mostra as dificuldades, as lutas, mas também as possibilidades de vitórias e os encontros de afeto e apoio nesse cenário tão desigual.
Relatos íntimos e sinceros se alternam com o dia-a-dia, conversas com familiares e depoimentos de profissionais nos elucidam as complexas tramas do racismo estrutural no Brasil.
Fonte de inspiração
Com uma equipe com a maioria de profissionais negros, o documentário é também fonte de inspiração para o público, que pode se identificar com o que está na tela.
O doc será exibido domingo, 20 de novembro, às 18h, no Discovery e estará disponível no streaming Discovery + no mesmo dia.