O grupo de K-pop BTS anunciou que vai interromper as atividades para que seus membros possam se dedicar a projetos solo. O anúncio foi feito pelos próprios rapazes durante uma live comemorativa dos nove anos de estreia do grupo.
As transmissões ao vivo são um hábito do grupo, que desde antes de sua estreia em 2013 faz lives para compartilhar conteúdo, conversar com os fãs ou comemorar alguma data especial.
Após Suga anunciar que deveriam falar sobre a pausa, RM comentou sobre sua falta de rumo após o lançamento de ON. Nas palavras do líder do grupo e um de seus principais letristas, após Butter e Permission to Dance, músicas lançadas com o objetivo específico de conquistar o mercado americano, “eu não sabia mais que tipo de grupo nós éramos”. Segundo RM, ele sempre soube que mensagem e história ele queria divulgar, mas “é como se isso tivesse desaparecido. Eu não sei que tipo de história eu deveria contar agora”.
O sentimento não é apenas de RM. Acostumado a letras que tocam em questões complexas, o público do BTS já havia sentido que as canções mais recentes não se encaixam com os trabalhos anteriores do grupo.
“Sinto que deveria contribuir com algo para o mundo, mas não sei o que é”, continuou RM, que além de líder do grupo, assume as entrevistas nas viagens ao exterior por ser fluente em inglês. Suga também relatou que enfrenta dificuldades em compor novas músicas. Em resumo, o grupo reconheceu que precisa de tempo para descansar e reencontrar a inspiração após nove anos de carreira no exigente ambiente do K-pop. Visivelmente emocionados, os membros do grupo revelaram que nas últimas duas semanas já vêm trabalhando em projetos pessoais numa busca por desenvolvimento como artistas.
“Não podemos deixar de pensar sobre que tipo de artistas cada um de nós quer ser lembrado pelos nossos fãs”, disse Jimin.
Além da pausa, o grupo anunciou que as mixtapes individuais agora serão tratadas como álbuns, começando com J-Hope, que deve fazer sua primeira apresentação solo no Lolapallooza.
Falando aos fãs, Jungkook resumiu o sentimento do grupo dizendo que “seria bacana se vocês nos pudessem nos compreender”. J-Hope, Jimin e V também pediram aos fãs que compreendessem a necessidade de pausa do grupo.
“Prometemos que vamos voltar um dia, mais maduros do que nesse momento”, completou Jungkook, que ainda adiantou que seu álbum individual, aguardado pelos fãs há tempos, sairá após o trabalho solo de Suga.
Esta é a terceira vez que o BTS faz uma pausa para descanso. Os rapazes, que começaram a trabalhar ainda adolescentes como trainees, tiraram férias no final de 2019 e mais uma vez em 2021.
“Não é como se a gente estivesse se separando”, alertou Suga, citando o maior medo dos fãs, o disband ou dissolução do grupo. “Vamos apenas viver separados por um tempo”, completou o rapper, produtor e compositor.