O grupo BTS fará um show gratuito no próximo dia 15/10 em Busan, na Coreia do Sul.
O BTS Yet to Come in Busan será o primeiro show dos rapazes em seu país natal desde março e o evento faz parte da candidatura da cidade ao posto de sede da World Expo em 2030.
Promovida pelo BIE – International Bureau of Expositions, a World Expo é um dos grandes eventos mundiais ao lado da Copa do Mundo e das Olímpiadas, duas festas que a Coreia do Sul já sediou.
Originalmente anunciado para acontecer num palco em Gijang, na região norte da cidade de Busan, o show teve seu local alterado para o Asiad Main Stadium. A mudança foi anunciada após moradores da cidade e fãs apontarem que o local, uma fábrica desativada, não oferecia condições de receber o público esperado de cem mil pessoas.
Maior grupo pop da Coreia do Sul e um dos maiores do mundo, o BTS arrasta multidões a cada show e a localização anterior foi considerada distante e de difícil acesso por transporte público, lembrando que o acesso por transporte particular seria vetado.
Segunda maior cidade do país, Busan é ligada à capital Seul por um trem de alta velocidade, cenário do famoso longa Trem para Busan, mas a estação mais próxima de Gijang não comportaria a multidão esperada para o show.
Outros detalhes, como a proibição de entrada de alimentos para um evento que deveria abrir os portões às 9h para um show previsto para as 18h30 também foram duramente criticados. A falta de ingressos numerados, usual na Coreia mesmo para as pistas, e divisão do público em seções gerou preocupação quanto ao risco de empurra-empurra.
No novo espaço, o público será de “apenas” 60 mil pessoas, mas terá melhor acesso e contará com banheiros e instalações adequadas. Além do público no estádio, o show será exibido para cerca de dez mil pessoas num telão no estacionamento do Busan Port International Passenger Terminal.
O anúncio do show gerou críticas também contra a indústria hoteleira de Busan, com hotéis sendo acusados de elevar os preços e de cancelarem reservas já feitas para lucrar com o fluxo de pessoas atraídas pelo BTS.
A atenção dos fãs para esse show é ainda maior porque o membro mais velho do grupo, Jin, está próximo da idade limite para o serviço militar obrigatório da Coreia. Não se sabe ainda se o grupo vai parar as atividades para que todos os sete integrantes cumpram suas obrigações militares simultaneamente, voltando em 2024, ou se cada um se alistará em uma data diferente, enquanto os demais seguem com suas atividades artísticas.
Há muita pressão para que os rapazes sejam dispensados do serviço militar como forma de manter o BTS ativo. O grupo é responsável por impulsionar o turismo e o comércio de produtos coreanos, respondendo por 0,3% do PIB do país. A dispensa, no entanto, seria um privilégio, algo muito mal visto pela sociedade coreana. Os rapazes também já afirmaram diversas vezes que pretendem cumprir com suas obrigações.
Para os fãs que não puderem ir à Busan, o show será transmitido pela emissora JTBC na Coreia e TBS no Japão e online também de forma gratuita nas plataformas Weverse, NAVER NOW e ZEPETO a partir das 15h, horário local da Coreia do Sul.