A animação Masha e o Urso: Diversão em Dobro chega aos cinemas em versão longa-metragem depois de estabelecer-se no YouTube com números sólidos. A Paris Filmes, que distribui o título no circuito nacional em 15/2, informou que a fofinha Masha e o atrapalhado urso conquistaram mais de 8 bilhões de visualizações e 19 milhões de seguidores em canal oficial.
Pudera. As aventuras da dupla são feitas na medida para o público infantil, preferencialmente, menor de dez anos de idade. Espectadores fiéis, que não se cansam de ver e rever o desenho animado na versão curta-metragem. Usualmente, claro…
Isso porque as histórias são metáforas sobre como o mundo infantil se insere no mundo adulto. Ou melhor dizendo, como o mundinho da espevitada Masha cabe no mundo tranquilo do urso, que não tem nome próprio. Até lembra um pouco Calvin e Haroldo por conta da ótica infantil.
O problema de Masha e o Urso: Diversão em Dobro é que trata-se de uma animação diferente das que o mercado nacional está acostumada a lançar. Ou seja, por mais que agrade ao público infantil, os adultos tendem a ter 75 minutos de incômodo na poltrona. Tudo é muito inocente e ingênuo!
Eu, particularmente, tomei contato com os personagens via meus netos. Que também revelaram outras preferências no momento. E ao contrário do que acontece com animações como Moana e Os Incríveis, não tenho planos de repetir a dose.
Masha e o Urso: Diversão em Dobro é fruto do Animaccord Animation Studio, um estúdio em Moscou. Por isso vemos alguns elementos da cultura russa em cena. Tudo é bem feitinho e a dublagem funciona a contento.
