O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um marco da resistência à escravidão no Brasil. Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes desse movimento, é lembrado até hoje por sua luta pela liberdade.
Essa data tem como objetivo promover a reflexão sobre igualdade racial e valorizar a cultura afro-brasileira. Para tornar essa reflexão um exercício contínuo, a literatura pode ser uma grande aliada.
Confira cinco livros que abordam histórias negras e vão te tirar da zona de conforto:
- O Avesso da Pele, de Jefferson Tenório: A obra brasileira explora o impacto do racismo no cotidiano, nas famílias e nos relacionamentos inter-raciais. Além da leitura, vale conferir a adaptação teatral.
- A Cor Púrpura, de Alice Walker: Um clássico ambientado no sul dos EUA na década de 1930, narra a vida de uma mulher negra, semianalfabeta e sem recursos, que troca cartas com Deus e sua irmã. Disponível nos streamings Max e Prime Video.
- O Feminismo É Para Todo Mundo, de Bell Hooks: Com simplicidade e clareza, a autora apresenta políticas feministas, mostrando como o sistema age e como a sociedade pode caminhar melhor com a união em prol do feminismo.
- Becos de Memória, de Conceição Evaristo: Com profundidade e sensibilidade, o livro retrata a complexidade da sociedade brasileira e a experiência da população negra.
- Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves: Um romance extenso e impactante, que foi enredo de uma escola de samba em 2024. Baseado em pesquisa documental, aborda a vida escravizada, relacionamentos, religiosidade e a busca de uma mãe pelo filho, mantendo vivos os sonhos mesmo diante das adversidades.
Essas obras são convites à reflexão e ao reconhecimento das diversas histórias e contribuições da população negra ao longo da história.

Que ótimas dicas. Adorei.
Tomo a liberdade de indicar outro por aqui, que li e me apaixonei. Chama Amor em Cores da Bolu Babalola, que traz histórias inspiradas nos orixás. Esse eu recomendo.
CurtirCurtir