A Turma do Pernalonga se despedindo do Max

Enfim, um lar: TCM é a nova casa da Turma do Pernalonga

É sempre bom lembrar que, nos bons tempos, a sessão de cinema era composta, além do filme, por trailers, um cinejornal, documentários e um desenho animado. Essa era uma tradição que perdurou por vários estúdios que produziam animações, desde a década de 1930 até o final dos anos 1960. A Warner Bros. foi um desses estúdios, que conseguiu a façanha de criar animações de 5 a 7 minutos, com um total de mais de 750 produções.

Todo esse material, incluindo as séries Looney Tunes e Merrie Melodies, que reuniam a Turma do Pernalonga, estava em risco de não ter um canal nos Estados Unidos para exibi-los. A nova direção da Warnermedia, agora transformada em Warner Bros. Discovery, decidiu não renovar os contratos de licenciamento de mais de 500 desses curtas. O corte começou em 2022, quando a HBO Max retirou de sua programação 256 curtas feitos entre 1954 e 2004. No final de 2025, uma nova leva de 255 curtas, feitos entre 1930 e 1949, também seria retirada.

Para a alegria de quem cresceu assistindo a esses desenhos na televisão, o canal a cabo americano TCM fechou um acordo de licenciamento que traz mais de 750 curtas, que começarão a ser exibidos no canal em 2 de fevereiro. E a primeira grande atração, com a Estrela do Mês, trará os desenhos animados com o Pernalonga, desde sua primeira aparição em 1940, no filme dirigido por Tex Avery, O Coelho Selvagem.

Charlie Tabech, responsável pela programação do canal, declarou estar muito contente com a decisão. Ele disse ao The Hollywood Reporter que, ao tornar o TCM um lar definitivo para esse acervo de animações icônicas, será possível apresentar, junto com eles, diversos outros momentos do cinema que esses desenhos ajudaram a influenciar.

Aqui no Brasil, os desenhos clássicos da Turma do Pernalonga estão reunidos no HBO Max, com 19 temporadas. No entanto, a seleção compilou os desenhos das séries Merrie Melodies e Looney Tunes, trazendo vários desenhos dos anos 1930 para essa coleção. Ela não está completa, pois vai da primeira até a sexta temporada, com o primeiro desenho do Pernalonga e do Hortelino, O Coelho Selvagem.

Para quem não sabe, esses curtas da Warner chegaram à TV quando a série Show do Pernalonga foi exibida no Brasil nos anos 1970. A produção foi feita para a Rede ABC, que criou uma animação especial com o Pernalonga apresentando vários dos curtas consagrados no cinema. Aliás, criaram uma abertura especial, onde o Pernalonga e o Patolino dançam e cantam saudando o novo show. Vários desses desenhos acabaram caindo em domínio público e não constam nas relações oficiais.

De qualquer maneira, essa novidade do TCM vai garantir que novas gerações, quando deixarem de assistir a animações questionáveis no YouTube, possam conhecer uma das melhores produções cinematográficas bem animadas… com trocadilho, Doc!

Um comentário sobre “Enfim, um lar: TCM é a nova casa da Turma do Pernalonga

Deixe um comentário